sexta-feira, novembro 24

Sustentabilidade do SNS








Acabo de ver CC no “ Negócios da Semana” (SIC Notícias).

Sobre o trabalho da Comissão para a "Sustentabilidade do Financiamento do Serviço Nacional de Saúde", CC aceita tudo menos uma proposta para a implementação de um sistema de co-pagamentos no ponto de encontro das prestações (por comprometer o acesso dos utentes).

Depois de ter justificado as "taxas de utilização" (estas não comprometem o acesso dos utentes, porque CC, assim, decretou) com os argumentos moralizadores do costume, o ministro referiu que as “medidas duras” previstas no OE/2007 (redução generalizada de 6% do preço dos medicamentos, taxas de utilização, actualização das taxas moderadoras, redução do encargo com medicamentos hospitalares a negociar com a Indústria) garantirão o cumprimento do orçamento da Saúde do próximo ano.
Para 2008, com o crescimento previsto da economia, é de prever um aumento significativo do financiamento do Estado para a Saúde.
Com mais algumas medidas da Comissão (competentíssima) há-de ser encontrado o almejado equilíbrio financeiro para o SNS. Deus assim queira.

Quanto às Parcerias da Saúde prevê-se o arranque da primeira concessão, o Centro Hospitalar de Cascais, para o primeiro semestre do próximo ano (O JAS assim espera).
Quanto à 2.ª vaga, CC promete um cocktail PPP (com e sem prestação de cuidados).

Amanhã (daqui a algumas horas) temos CC na Conferência Internacional sobre o Financiamento da Saúde, onde serão apresentadas e discutidas várias alternativas para a Sustentabilidade do Financiamento do SNS. Assim esperamos.

Etiquetas:

3 Comments:

Blogger ricardo said...

A estratégia ficou bem clara quanto ao financiamento do SNS.
Aguentar como se pode até ao arranque convincente da economia.
Depois com vacas gordas (ou assim assim) logo se verá.

9:22 da manhã  
Blogger ricardo said...

A grande habilidade deste governo (neste caso de CC) é fazer do dia a dia pardacento um sempre em festa.

As alternativas ao modelo de financiamento são promovidas como prémios de uma tombola e os acontecimentos e volte faces quase diários.

Não há prémios de participação mas lá chegaremos.

9:28 da manhã  
Blogger tonitosa said...

O que não pode ser esquecido é que o Professor António Fernando passou mais um atestado de incompetência aos profissionais de saúde, mormente aos CA dos HH.
Na verdade uma das razões que apresentou para não haver mais dinheiro para a saúde foi a de que, havendo mai dinheiro (mais orçamento) logo os CA iam ser tentados a gastar mais...(subentende-se que mal gasto).
Mas afinal em 2008 o financiamento do Estado para a Saúde se a economia crescer já pode aumentar?
CC terá sido atraiçoado pelo pensamento que o situou em ano de preparação de eleições?!

7:13 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home