quinta-feira, março 22

Resultado Final: Desempenho: BOM!

De acordo com a votação dos bloggers da SaudeSA, o BOM desempenho da MCSP venceu folgadamente (38% do total da votação).
Nada demais para um dos melhores projectos da equipa de CC.
Pergunta: "Como classifica o desempenho da Missão de Cuidados Saúde Primários (MCSP)? "
Apesar do prazo muito curto (c/ sábado e domingo), a votação foi expressiva (188 votos). Agradecemos a colaboração de todos os bloggers que corresponderam a esta iniciativa.

10 Comments:

Blogger xavier said...

Os médicos de clínica geral reúnem-se, entre quarta-feira e sábado, em Vilamoura para o 24º Encontro Nacional, no qual irão reiterar o apoio às reformas em curso nos cuidados de saúde primários e deixar alguns avisos à tutela.
«Gerir o conhecimento, desenvolver a prática» é o tema deste encontro que deverá reunir largas dezenas de médicos de clínica geral, alguns dos quais apreensivos com as reformas em curso.
Eduardo Mendes, presidente da Associação Portuguesa de Médicos de Clínica Geral (APMCG), disse à Lusa que, neste encontro, os clínicos deverão reiterar o seu apoio a António Correia de Campos pelas reformas em curso.
Contudo, este não deverá ser «um apoio condicional, como o que foi dado durante o encontro do ano passado», disse.
«Este ano iremos transmitir um apoio crítico. É preciso apoiar este embrião de reforma, recentemente iniciado», afirmou Eduardo Mendes.
A APMCG irá apoiar o ministro da Saúde, «desde que a reforma em curso seja para continuar», disse, ressalvando que os médicos de clínica geral estão preocupados com «a legislação em falta e a lentidão com que algumas mudanças estão a acontecer».
Uma das preocupações da APMCG, e que poderá ser transmitida a António Correia de Campos, prende-se com o fim da missão para os cuidados de saúde.
«Estamos preocupados com o apoio que será dado às recém criadas Unidades de Saúde Familiares (USF) quando a unidade de missão terminar», afirmou Eduardo Mendes.
Actualmente estão em funcionamento 52 USF, unidades elementares de prestação de cuidados de saúde a uma população identificada através da inscrição em listas de utentes.
Dados recentes do Ministério da Saúde indicam que estas 52 USF em funcionamento permitiram a mais de 60 mil utentes ganharam médico de família.
De acordo com a tutela, deram entrada 147 candidaturas a USF e que 75 foram já aprovadas.
Diário Digital / Lusa
20-03-2007 12:14:04

11:35 da tarde  
Blogger Qtolomeu said...

Um SNS pesado, pouco ágil, desarticulado, relutante em acolher a inovação, presa fácil de interesses particulares, gastador e sem controlo.

12:38 da tarde  
Blogger NM said...

Caro jyromino,

já se percebeu que o xavier está numa "onda" de apoio a CC. A maneira como apresenta os resultados deste inquérito é de rir. Pior só quando apelou ao voto em CC, no inquérito anterior.

3:29 da tarde  
Blogger Unknown said...

Ninguém pode dizer que este blogue seja uma fonte credível para nada. Portanto, a iniciativa a que o xavier chama sondagem também será de credibilidade abaixo do zero.
O que nos preocupa é a falta de clareza no futuro da reforma dos CSP. A APMCG é uma entidade corporativa cuja opinião também devia contar abaixo de zero.
Xavier é, provavelmente, um membro da APMCG daí o recado.

Senhor Ministro, se ler este blogue: não se deixe levar pelos interesseiros. Agarre o touro pelos cornos e acabe com a Missão. Esta reforma deverá passar a ser orientada a partir das ARSs que têm um conhecimento da realidade local efectivo e a capacidade de intervir para coordenar a reforma dos CSP com as restantes reformas.

5:35 da tarde  
Blogger Clara said...

A pedido do Xavier, uma vez que fui eu que elaborei o inquérito, seguem-se os seguintes considerandos:

O inquérito integra duas linhas de avaliação:
a) avaliação estrita do desempenho: Bom, Razoável e Mau.

b) avaliação da expectativa: pior/melhor do que se esperava.

Quanto à 1.ª linha de avaliação o Bom obteve a melhor pontuação (por larga margem).

Quanto à 2.ª linha de avaliação(expectiva) um maior número de votantes considerou que as realizações ficaram aquém das expectativas (embora com uma curta margem).

Este comentário não pretende responder a ninguém, pois toda a gente já percebeu que as considerações anteriores têm por único objectivo desvalorizar os resultados obtidos. Do inquérito e do que se está a passar no terreno. O êxito da MCSP magoa muita gente. Os mesmos que nada fizeram, até hoje, para que as coisas corressem melhor.

Felizmente vozes de burro não chegam ao céu.

8:22 da tarde  
Blogger tonitosa said...

Os resultados das votações são o que são. E neste caso, que esteve longe de despertar o interesse do inquérito anterior, o Bom ganhou claramente. No entanto, estou de acordo com alguma incoerência nas perguntas no sentido defendido pelo jyrónimo; e concordo que a explicação dada pela Clara deveria ter, então, permitido o voto nos dois blocos. Mas, como diz aquele anúncio ... perfeito, perfeito ....
PS: desta vez o Xavier não apelou ao voto, o que se regista;
Nota final: afinal o SU do Hospital de Chaves já não fecha!
Não seria assunto a "postar" no Saúde SA?
E perante os partos na "estrada" não teremos qualquer dia que voltar ao tema do fecho das maternidades? E que acontecerá se um dia destes uma "maternidade ambulatória" for abalroada na estrada onde se encontra parada para que o parto possa ser realizado?

12:01 da manhã  
Blogger tonitosa said...

A posição do médicos de Clínica Geral não é de apoio ao Ministro, como todos sabemos e sobretudo como não tardará a constatar-se, na prática.
Trata-se de uma oportunidade de afirmação destes clínicos e de tentar recuperar credibilidade perante os clínicos de "especialidade" e de defesa de interesses de "grupo".
Temos a classe médica agora mais do que nunca dividida o que obviamente vai no sentido dos interesses do Governo.

12:16 da manhã  
Blogger xavier said...

1.º - A sondagem permitia uma votação por dia (por cada IP), dando por conseguinte ao mesmo votante várias opções de voto;

2.º -Para a próxima sondagem prometemos melhorar;

3.º -A anterior sondagem foi da iniciativa da Frente de Blogues (5 blogues), logo de dimensão muito diferente;

4.º- Sobre o desempenho da MCSP:

a) Dói a quem nada fez no anterior governo, ver as coisas estruturadas, em clima amigável e com adesão voluntária, a andar (embora sem a rapidez que todos ansiávamos)...

b) Dói em quem apostou no afundanço do SNS ver que afinal as coisas estão a correr bem e que as áraes-chave (CPe CC) até estão a melhorar...

c) Aposto que alguns dos que dizem mal agora, nem sabem o que se fez ou está a fazer-se...

12:46 da manhã  
Blogger tonitosa said...

Caro Xavier,
Quanto a Cuidados Continuados olhe que as coisas não estão nada bem. Um exemplo: na Clínica de SA-Amadora, estão há mais de um ano dois "internados sociais" à espera de solução!
Não sou crítico por gosto ou presunção das medidas relativas a CP/USF. E até concordo que poderão ser uma boa uma boa solução a curto prazo. E já tenho mais reservas no que respeita à qualidade dos cuidados. O que penso é que não tardarão a tornar-se uma solução cara e com os habituais problemas associados a interesses de classes. Com reivindicações que até poderão ser justas e pertinentes. Mas voltaremos então à questão da sustentabilidade financeira do SNS.
Um abraço

11:25 da manhã  
Blogger PJ said...

Lamentável o comportamento destes arruaceiros.
O responsável deste site devia impor o minimo de respeito.

7:41 da tarde  

<< Home