terça-feira, junho 19

Vasco Reis

Mensagem do Ministro da Saúde, Correia de Campos, ao Professor Vasco Reis, por ocasião da sua última aula.

Por me encontrar ausente do país não poderei, como gostaria, assistir à última aula dada pelo Professor Vasco Reis, na Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa. Como seu colega e amigo de longa data não quero porém deixar passar o momento sem lhe dirigir algumas palavras de saudação.

Neste dia em que confirma uma nova etapa da sua vida, quero relembrar não só a sua prestimosa acção à frente dos Hospitais Civis de Lisboa, onde criou métodos totalmente inovadores para a época, bem como ajudou a preparar dezenas de administradores hospitalares, como também a colaboração prestada ao Ministério da Saúde, ao longo dos últimos vinte anos.

Na Escola, os alunos que preparou e que aproveitaram os seus ensinamentos ocupam hoje lugares de destaque, nas instituições de saúde onde prestam serviços, guardando dele a imagem de um bom professor e de um amigo.

Razões de sobra para me afirmar orgulhoso de o contar como amigo e colega.

Por todas as razões ligadas ao mérito do seu longo trabalho no Ministério da Saúde, quero desde já informar que entendi condecorar o Professor Doutor Vasco Manuel Pinto dos Reis com a medalha de ouro dos serviços distintos do Ministério da Saúde. A condecoração será transmitida em momento próximo futuro onde o Ministro possa estar presente.

Porque não acredito que esta lição seja uma despedida definitiva das suas actividades, desejo-lhe um futuro em que possa continuar a trabalhar em prol de Portugal e dos serviços de saúde que servem os portugueses.
António Correia de Campos 19.06.07
Um grande abraço ao professor Vasco Reis da malta da SaudeSA.

12 Comments:

Blogger tonitosa said...

Não sou AH e não fui aluno do Prof. Vasco Reis. Os contactos que tive com ele foram essencialmente de participação em algumas iniciativas (congressos, seminários, conferências) em que participei no âmbito da saúde.
Como comentador habitual no Saúde SA e para além de me associar ao "abraço da malta do Saúde SA" tomo a liberdade de deixar ao Professor o meu apreço e elevada estima pelo laborioso trabalho e brilhantes ensinamentos que nos legou ao longo de uma excelente carreira académica e profissional.

11:23 da tarde  
Blogger Joaopedro said...

Ao professor Vasco Reis que sempre admirei, quer como professor da ENSP, quer como profissional da AH, quero desejar-lhe as maiores felicidades.

11:28 da tarde  
Blogger helena said...

Um grande abraço ao professor Vasco Reis com quem a maioria dos alunos da ENSP mais se identifica.

11:32 da tarde  
Blogger Hospitaisepe said...

Parabéns ao professor Vasco Reis pela sua brilhante carreira.
Foi com o professor VR que eu adquiri gosto e orgulho como profissional de Saúde.
Um grande abraço.

11:44 da tarde  
Blogger saudepe said...

Um grande abraço para o professor Vasco reis.

12:19 da manhã  
Blogger xavier said...

Em nome dos AH, um grande abraço ao Tonitosa.
Um velho companheiro da saudesa.

12:41 da manhã  
Blogger Clara said...

Parabéns ao professor Vasco Reis.

11:54 da manhã  
Blogger Joao Pereira da Costa said...

Estive na "última" aula do Professor Vasco Reis e aproveito esta oportunidade para enviar ao Sr. Professor um abraço de agradecimento pelo conhecimento partilhado.
Ainda sou aluno do Sr. Professor e sinto-me um privilegiado.
P.S. Óptimo Blog!

4:50 da tarde  
Blogger tambemquero said...

Parabéns ao professor Vasco Reis.

6:09 da tarde  
Blogger margarida said...

Um grande abraço ao professor Vasco Reis.

10:15 da tarde  
Blogger tonitosa said...

Xavier,
Os meus respeitosos cumprimentos. Sabe que já estou no blog desde Setembro de 2005 e com 379 entradas? Às vezes já não é fácil participar! Mas procuro fazê-lo.
Um abraço.

1:17 da manhã  
Blogger L. Soveral Botelho said...

O Prof. Vasco Reis? Quem é esse? Um adepto de uma pequena agremiação de bairro (Benfica)? Esse lá merece 'parabéns' de alguém!
Deve, isso sim, continuar na linha da frente, onde sempre esteve.
Um Homem (com O grande, como diria o João Pinto, o antigo jogador de uma outra pequena agremiação, nesta caso de uma cidade, a do Porto), não se reforma, nem se conforma.
Felicidades? A felicidade conquista-se, como escreveu Bertrand Russell em 1930 (em 'A Conquista da Felicidade' é de realçar o capítulo dedicado ao 'Trabalho').
Devemos é julgá-lo em público pelo crime de abandono de funções!
E pela desfaçatez de, em segredo, não se lembrando de que os que lhe querem bem (não forçosamente eu, entenda-se), gostariam de ter estado presentes nessa sua derradeira aula, mesmo assim a ter dado.
'Para a próxima avise!'
Apetece-me dizer. E só a tristeza de saber que não haverá uma 'próxima', é que me deixa desalentado, triste, aborrecido e zangado. Comigo mesmo...
Logo o Vasco...
Ó Vasco, um abraço amigo!
E desculpa não ter estado lá.
Não é ouro, mas é do fundo do coração (verde).

4:34 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home