Consumismo
Depois da entrada em funcionamento das lojecas de venda de MNSRM e do anúncio dos shoppings da saúde a criar em todos os distritos do país por um consórcio privado, chegou a vez da ANF dar o seu contributo. link
Cartões de crédito, pontos, descontos, incentivos vários ao consumo de medicamentos.
São as últimas novidades ANF.
As questões levantadas por MB link ao anúncio desta iniciativa da ANF são certeiras.
«Facilitar o financiamento da compra de medicamentos, num momento em que o país cada vez mais se apercebe de que se consomem medicamentos a mais?
Será que Portugal precisa que os doentes tenham mais facilidade em comprar medicamentos, e que provavelmente vão subir os gastos do Estado, sem a correspondente subia no nível de saúde pública? O que terá o ministro da Saúde a dizer sobre esta iniciativa da ANF? »
O ministro pouco terá a dizer. Quem o mandou fazer de Victor Frankenstein.
Cartões de crédito, pontos, descontos, incentivos vários ao consumo de medicamentos.
São as últimas novidades ANF.
As questões levantadas por MB link ao anúncio desta iniciativa da ANF são certeiras.
«Facilitar o financiamento da compra de medicamentos, num momento em que o país cada vez mais se apercebe de que se consomem medicamentos a mais?
Será que Portugal precisa que os doentes tenham mais facilidade em comprar medicamentos, e que provavelmente vão subir os gastos do Estado, sem a correspondente subia no nível de saúde pública? O que terá o ministro da Saúde a dizer sobre esta iniciativa da ANF? »
O ministro pouco terá a dizer. Quem o mandou fazer de Victor Frankenstein.
8 Comments:
Isto está a transformar-se numa feira de vendilhões.
A ábertura liberal deste Governo está a dar nisto.
CC deu novo fôlego ao monstro.
Para gaúdio do senhor Peliteiro que vai poder fidelizar os seus clientes através de cartões, pontos e descontos como no super.
Isto está a ficar um grande coboiada.
O "consumismo farmacêutico" não pára de ser estimulado.
Atrevo-me a alvitrar que, para além destas facilidades de cartões e da subjacentes estratégia de fidelização de clientes, promoções ao consumo, etc, poderão vir a caminho outras inovações.
Suspeito que poderá estar na calha um "onda de expansionismo" do negócio, onde entrarão segmentos de mercado relacionados, por exemplo, com sectores específicos de alimentação, para além de consolidar posições nos sectores de higiene, cosméticos, etc. Os bens de consumo sobre a mira implacável da expansão e diversificação dos negócios.
Tudo isto acompanhado de uma cultura de negócio suportada por por agressivas técnicas de marketing, uma rede de pontos de venda estrategicamente colocada e, agora, uma política de preços e promoções sedutora (os cartões são o menos).
Nada disto nos deve admirar. É o redimensionamento, nos tempos de globalização.
Tudo começou por exemplo pela venda de "águas minero-medicinais" (como Pedras Salgadas), fraldas descartáveis, leites de substituição maternos, condom´s, etc., nas Farmácias.
Depois promovem-se slogans do tipo:
"Tome Melhoral - não faz bem, nem faz mal!".
E assim por diante...
Trailler do (meu) filme:
"A semana de JC"
2ª.f e 6ª. f - reivindicando, no MS, o papel de parceiro na Saúde.
3ª f e 5ª. f - ajustando estratégias no sector de distribuição e grande retalho;
4ª. feira - marketing e promoção;
Sábado - rede de informação.
E ao 7º. dia, como nos termos biblicos, Deus descansou...
Não estavam mesmo a pedi-las?
Isto foi aqui previsto, por vários colegas. Deram ouvidos ao Abel e ao Pita com dois tês... É o mercado a funcionar!
Pentes prós carecas
Pó prás baratas
Limpa pentes e
Corta batatas.
Chegou o homem dos sete instrumentos...
Vamos ver os velhinhos a coleccionar pontos para levantar doses de viagra inteiramente grátis.
Ao que isto chegou.
Ao menos o Ben Jonhson sempre foi recordista mundial dos 100 metros.
Os comentários do MB são politicamente correctos.
O doutor JC não vai gostar.
Parece um marxista leninista comentador do New York Times.
Além do mais:
Cheque-mate às ParaVazias,
ou seja,
a ANF - desta vez até com o apoio do banco do próprio Estado - dá mais uma bofetada a CC:
quinze a zero, quinze a zero.
E isto é só o início...
Os liberais de pacotilha não estavam mesmo a pedi-las?
Que gozo.
Os AH, salvo raras excepções, não gostam mesmo nada dos Farmacêuticos! Porquê?
Não é legítimo à ANF lançar campanhas de "facilidade" de pagamento, quando as grandes superfícies se assumem, claramente, como seus concorrentes?
Estão assim tão preocupados com o consumismo de medicamentos?! E a venda de MNSRM fora das farmácias, designadamente em grandes superfícies, não os preocupa?! Porquê? Não contribui essa medida, também, para o maior consumo de medicamentos?
Não deve deixar-se funcionar o mercado?
E não foi o próprio MS que há algum tempo, deu notícia de "descontos" na venda de medicamentos nas farmácias?!
Ora, ora, deixemo-nos de sectarismos. JC e a ANF merecem que lhes "tiremos o chapéu".
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