quinta-feira, setembro 6

Política da Farinha Amparo




Quando olho para este programa "Novas Oportunidades", link fico estarrrecido e, devo confessar, tenho, por vezes, associações bizarras, quase indecorosas. link
Sócrates mais o séquito de ministros e SE's, que o rodeiam, na pertinaz deambulação pelo País, fazem-me lembrar o "Paulinho das feiras".

A política em Portugal vive à volta do picaresco. Provavelmente viveu sempre nesse enquadramento, desde os tempos aúreos da cavalaria.
Por isso o "quixotismo", ou talvez, o "quixotesco" (D. Quixote de La Mancha será o paradigma do romance picaresco) é tão apreciado em Portugal.

Mas, para além da catadupla de feiras de distribuição, não posso deixar de me interrogar para que servem estes computadores.
Vão, ao que parece, ser entregues mais de 200.000 unidades...
Uma vez nas mãos dos seus destinatários qual o uso a dar-lhe?
Bem, para sermos comedidos, vamos aceitar que a partir daí os usurários vão ter acesso a uma brutal quantidade de informação.
Fico outra vez preocupado. É que informação não é tecnologia e muito menos conhecimento. Uma elevada percentagem de informação que circula na net é, pura e simplesmente, lixo.
Será que as dezenas de milhares de professores ameaçados pelo desemprego não podiam enquadrar estes felizes contemplados com computadores?
O País não ganharia com isso?
Os utentes destes computadores não ganhariam também?
Não se ajudava a resolver o drama social e profissional onde os professores e educadores estão metidos.

Para mim, a imagem residual de toda esta manobra publicitária é: parece que estão a distribuir pacotes de "Farinha Amparo".
Ninguém me tira isto da cabeça!

Ah! de súbito caiu-me nas mãos o famoso PRACE.
Reproduzo o 1º objectivo: - "a promoção da cidadania,..."

Qual a diferença entre este paleio oficial de pacotilha e as investidas contra moinhos de ventos?
Dão-se alvíssaras...
É-Pá