sábado, outubro 6

USF e Acessibilidade

centro saúde de paço d´arcos


(…) A única coisa que pode garantir a consolidação deste modelo chama-se Acessibilidade.

E é aqui que as USF podem fazer a diferença e terem as populações do seu lado. A Acessibilidade em cuidados de saúde primários é o primeiro direito dos cidadãos e o seu pilar fundamental. link

Que Acessibilidade?
Falo de os utentes conseguirem a marcação de uma consulta para o ”seu“ médico num prazo de cinco dias úteis, de conseguirem falar com o ”seu“ médico por telefone sempre que tiverem alguma dúvida, de serem atendidos no próprio dia em situação de doença aguda e ”na hora“ nas situações que o exijam. Falo ainda dos utentes poderem ser atendidos por outro médico quando o ”seu“ médico não está, se tal for necessário.

Isto é possível?
É. Na minha USF temos praticado este sistema e eu próprio, com uma lista de quase 2000 utentes, uma lista idosa e utilizadora, tenho conseguido garantir isto. Excepto, como é evidente, nos períodos imediatamente a seguir às ausências de férias ou ”Congressos“

Como?
Em primeiro lugar, conseguindo convencer a população, pela prática, que tem consulta sempre que queira ou precise. Só assim se acaba com o espírito de açambarcamento que existe e que leva uma pessoa a, assim que sai da consulta, marcar logo a seguinte. Tal como acontece quando se fala que vai faltar o açúcar e toda a gente corre comprá-lo e ele falta mesmo. Haverá no início um esforço extra, eventualmente com mais períodos de consulta, para se recuperarem os atrasos. Depois as coisas estabilizam, desde que se disponibilize a oferta (tempo) necessária para responder à procura (…)
António Alvim, JMF

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger Clara said...

À consideração dos responsáveis da USF de Paço D´Arcos, para um entendimento do que deve ser a acessibilidade a um Centro de Saúde.

1:21 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home