domingo, maio 23

VM de saída

foto GH
Vasco Maria na hora da despedida em entrevista ao DE link
.../
Como se combate o desperdício?
Combatendo a utilização desnecessária de medicamentos, o uso de medicamentos que têm uma relação custo-benefício não aceitável ou uma utilização excessiva.

Sempre duvidou das poupanças da unidose. A unidose só avança se for imposta?
Há uma portaria publicada e uma decisão política de avançar com a unidose. A obrigação do Infarmed é chamar a atenção para as dificuldades técnicas e para a dúvida que existe quanto ao seu resultado, bem como criar condições para que possa ser implementada. Volto a dizer, quem decide as medidas políticas não é o Infarmed.

Mas nenhuma farmácia aderiu…
Não fico espantado. É inviável que cada farmácia adquira os equipamentos
necessários para fazer o fraccionamento das embalagens e reembalamento. Só haverá farmácias interessadas se lhes garantirem que os custos são suportados por alguém. Ou pelo utente ou pelo Estado. Se o objectivo é reduzir o desperdício, será que compensa o investimento necessário para o fazer? Estou convencido que não vamos conseguir reduzir o desperdício ao ponto de justificar o investimento.
.../
Sai do Infarmed de costas voltadas com o Ministério da Saúde?
Não saio de costas voltadas. Foi uma opção pessoal, reflectida, onde ponderei os interesses do país, do Infarmed e dos cidadãos.

Catarina Duarte, DE 22.05.10

Etiquetas: