segunda-feira, junho 21

Estranho...


Segundo Eugénio Rosa, o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) terá feito desaparecer, no mês de Maio, 50.782 desempregados dos ficheiros dos Centros de Emprego e assim baixar o desemprego registado em 1,8%. link

«No inicio de Maio de 2010 existiam inscritos nos Centros de Emprego 571.754
link desempregados, que é o numero que transitou do mês de Abril. Durante o mês de Maio inscreveram-se nos Centros de Emprego mais 48.101 desempregados, segundo a Informação Mensal publicada pelo IEFP, o que somado ao total de desempregados que existiam no inicio do mês – 571.754 – dá 618.869. Se a este total se retirar os desempregados colocados durante o mês, ou seja, aqueles que os Centros de Emprego conseguiram arranjar trabalho durante o mês de Maio que foram 7.336, de acordo com a Informação Mensal do IEFP, restam 611.533. Era este o total de desempregados que deviam existir inscritos nos Centros de Emprego no fim do mês de Maio. No entanto, o IEFP divulgou que existiam inscritos nos ficheiros do mês de Maio apenas 560.751 desempregados. Isto significa que foram eliminados durante o mês de Maio dos ficheiros dos Centros de Emprego 50.782 desempregados, eliminação esta que o IEFP não divulga qualquer razão o que torna os dados do IEFP pouco credíveis.
E a duvida aumenta se se tiver presente que esta eliminação é superior à dos meses anteriores, o que leva à conclusão que as eliminações estão sujeitas a flutuações de acordo com causas que também não são explicadas e transparentes. E isto quando fontes oficiais de muito maior credibilidade técnica, como é o INE, o Eurostat e a OCDE revelam o continuo aumento do desemprego em Portugal.
É evidente que estes dados divulgados pelo IEFP convêm ao governo pois foram logo utilizado pela propaganda governamental para branquear a grave situação do desemprego em Portugal e para justificar a eliminação pelo governo das medidas anti-crise de apoio aos desempregados. E o IEFP está sob a tutela do governo.»

Etiquetas: