quinta-feira, dezembro 2

Hospitais, cortar a eito

foto DE
Nos últimos cinco anos o CHLN apresentou contas equilibradas. Mas este ano foi-lhe retirado 11 milhões de euros ao orçamento. Isto não é contraditório? Os bons resultados não deviam ser incentivados e não penalizados? link

Foi mais que 11 milhões. E acresce a esse número o novo modelo de contratualização da ADSE que nos tirou mais uma fatia representativa, porque a ADSE representa cerca de 12% da nossa produção. Este ano, fomos claramente financiados abaixo do ano passado de uma maneira que para nós não nos parece muito adequada, muito justa .

Catarina Duarte, DE 29.11.10

Etiquetas: ,

2 Comments:

Blogger e-pá! said...

Uma exemplar "cascata" de despachos... link

Primeiro, um despacho do MS, supostamente da lavra de OG, a dizer que os HH´s EPE's já foram submetidos a um programa de redução de despesa desde Maio 2010o tal da redução de horas extraordinárias, poupança dos tonners, do fechar das torneiras, do "apagar" das lâmpadas, do desligar dos computadores ...etc.

Depois, um despacho do MF, engloba os HH´s EPE nos cortes definidos para a empresas e institutos públicas, i. e., de 15%, o que desencadeou um chorrilho de declarações e um sério questionar do funcionamento hospitalar por parte dos orgãos de gestão no terreno...

A 30 de Novembro, um despacho conjunto do MF/MS que passa a não obrigar os HH's EPE's a uma redução de 15% dos custos operacionais, dado reconhecer "as especificidades dos hospitais"... Determina o novel despacho conjunto que: "os hospitais EPE devem preparar os seus orçamentos para 2011 no sentido de maximizar a redução de custos operacionais não colocando em causa o nível de serviços de saúde prestado aos cidadãos"... Bem, o nível ou a qualidade dos serviços e das prestações?

Os HH's, para chegarem a bom porto na redução de custos, ainda vão necessitar de outros despachos…

Provavelmente, o despacho final será despachar a equipa de "despachantes"!

10:28 da manhã  
Blogger Tavisto said...

Ana Jorge - quando eu era directora de serviço andava muitas vezes a apagar luzes, a desligar computadores ou a controlar as fotocópias.

Correia da Cunha - Quais são as luzes que eu apago no hospital para reduzir custos?



Será que o problema do SNS está na conta da luz?

11:22 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home