terça-feira, janeiro 25

Mais do mesmo...

foto semanário expresso
1.º -Daqui a escassas horas (15:00 horas, 25.01.11) a Ministra da Saúde, Ana Jorge, vai ser ouvida na Comissão de Saúde sobre: contratação de médicos pelas unidades de saúde do SNS; integração do Hospital Pediátrico Dona Estefânia no futuro Hospital de Todos os Santos; e a situação financeira do Serviço Nacional de Saúde.
Sobre este último ponto, AJ prometeu um défice final de 200 mil euros ou menor. Aguardamos sem grande expectativa as explicações da senhora ministra, certamente melhor informada pelo ministro Teixeira dos Santos.

2.º «Passados seis meses do prazo estipulado para a sua criação, a central de compras da saúde ainda não está no terreno. Os hospitais já começaram a celebrar os contratos directamente com os seus fornecedores, nomeadamente com a indústria farmacêutica, sem recorrer aos serviços da central de compras, seja para comprar medicamentos ou material clínico.»
«A venda de medicamentos em dose individual nas farmácias, prometida por Ana Jorge em Setembro para “dentro de semanas” e a avaliação dos administradores hospitalares, apontada como uma prioridade para 2010, são outras medidas que ainda não saíram do papel.» DE 24.01.11

O habitual. Anunciar é fácil. Implementar é o cabo dos trabalhos. Principalmente quando se passa a maior parte do tempo distraída a assobiar para o ar. Daqui a algum tempo alguém vai ser acusado certamente do impasse. Se for Administrador Hospitalar, melhor!

drfeelgood

Etiquetas: ,

5 Comments:

Blogger e-pá! said...

A ordem de trabalhos está às avessas...

Começar, por começar, seria melhor pela situação financeira do SNS. Este ponto condiciona os restantes.
Ou estará no fim para - "devido ao adiantado da hora..." - não ser discutido?

Queriam saber das contas - do defice - de 2010?
Vão ter que esperar! Não porque exista "ma fé" mas (talvez) porque o MS ainda não as conseguiu apurar...

Se, por bambúrrio, chegarem lá (ao 3º. ponto) a resposta é conhecida:
Ou, o defice será "menor" (é melhor não adiantar números);
Ou, os parlamentares deverão ser encaminhados para Teixeira dos Santos que é quem sabe deste assunto...

12:44 da manhã  
Blogger DrFeelGood said...

Défice do SNS cai 37% para 212 milhões de euros link

O Ministério da Saúde revelou hoje no Parlamento que o défice do Serviço Nacional da Saúde (SNS) desceu 37% em 2010 para 212 milhões.
Os números foram apresentados pela ministra da Saúde na Comissão Parlamentar de Saúde, com Ana Jorge a destacar que o SNS poupou 33 milhões de euros com as medidas de contenção da despesa nos últimos meses do ano na área do medicamento.
Segundo as contas do Ministério, em 2009 o saldo do SNS era negativo em 337 milhões de euros e em 2010 foi de menos 212 milhões de euros.
A oposição acusou a ministra e os secretários de Estado da Saúde de falta de credibilidade na apresentação das contas da Saúde.
"Esta equipa da Saúde não tem credibilidade para falar nas contas. Vem tentar enganar-nos com a apresentação [destes dados]. Se não é essa a intenção, então estão a ser enganados", declarou a deputada social-democrata Rosário Águas.
"A senhora ministra anda a enganar os portugueses", acrescentou. Já a deputada do CDS Teresa Caeiro considerou que a Saúde necessita de um orçamento rectificativo e que as contas que têm sido apresentadas estão erradas.
A deputada adiantou que, segundo as suas contas, a dívida do SNS é actualmente de 4,5 mil milhões de euros.
Em resposta, o secretário de Estado da Saúde, Óscar Gaspar, disse que as contas da deputada são "completamente incompreensíveis" e que "não têm qualquer correspondência com a realidade

DE 25.01.11

A ministra fala,fala, mas ninguém acredita.
Sintomático é o Infarmed não ter publicado ainda os dados estatísticos sobre a despesa do SNS com medicamentos do ano de 2010. Vamos ter que esperar ainsa mais algum tempo para sabermos toda a verdade sobre as contas da saúde de 2010.

10:16 da tarde  
Blogger Clara said...

Ministra justifica restrições em transportes de doentes com situações de abuso

Ana Jorge questionou-se se será justo atribuir um subsídio a alguém que vai fazer uma «fisioterapia por causa de uma dor nas costas, que não a impede de fazer a vida normal».
A ministra da Saúde considerou, esta terça-feira, que a existência de muitas situações de abusos levaram às medidas de restrição no acesso aos serviços de transporte em ambulância para tratamentos.

«Uma coisa é uma pessoa ter um AVC, uma incapacidade motora e precisar de um transporte especial. Outra coisa é a pessoa ter fisioterapia por causa de dores nas costas, mas que não impede de fazer a vida normal», lembrou Ana Jorge.

No segundo caso, a ministra questionou-se se será necessário ou justo um subsídio para o transporte desta pessoa «em função de todos os portugueses que têm de contribuir parta o pagamento destas situações».

«Como sabem, muitas vezes é que as pessoas vão fazer esses transporte em carrinhas dos bombeiros e aproveitam quando vão à vila também ir às compras, por exemplo», acrescentou Ana Jorge.

TSF 25.01.11

Sobre esta matéria, a ministra referiu que está tudo na mesma pois o governo ainda não publicou a respectiva regulamentação.
E quem presenciou hoje as declarações da ministra na TV, poderá ter ficado com a sensação que face à contestação da medida a publicação da portaria regulamentar poderá ficar adiada sine dia.

11:42 da tarde  
Blogger e-pá! said...

Saúde: Tutela prevê excepções para transporte de doentes

O Ministério da Saúde explicou que há excepções para as novas regras do transporte de doentes, adiantando que os doentes com cancro, a fazer hemodiálise, com problemas visuais graves, transplantados cardíacos, renais ou medulares têm direito a transporte gratuito se este for requisitado pelo médico. link

E os grandes deficientes [os tetraplégicos, p. exº.] deslocam-se de Falcon?

Mais uma achega do MS feita em cima do joelho, ao sabor do improviso, parcelar, precipitada…
a emendar amanhã!

12:30 da manhã  
Blogger tambemquero said...

Desfaçatez
«Cordeiro diz que a fraude nas farmácias é culpa do Governo».
Pois claro, quando um ladrão rouba, a culpa é sempre do dono que não tomou precauções. Meta-se portanto o roubado, e não o ladrão, na prisão.

Vital Moreira, causa nossa

12:24 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home