domingo, maio 1

Coimbra terá dois centros públicos de PMA …

Não é propriamente Coimbra. Será o futuro Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), criado pelo decreto-lei 30/2011 [entretanto “congelado” pelo Governo em gestão]. link

O planeamento hospitalar a mostrar a sua melhor faceta. No momento, digladiam-se territórios, áreas de influência e protagonismos pessoais e institucionais. Existem [ao que se supõe nos 2 centros] problemas com recursos humanos qualificados. A abertura de um 2º. Centro de PMA – no seguimento do compasso de espera tributário da crise política - é um exemplo acabado de redundância [termo presentemente muito usado na área da saúde]...

Ficamos à espera de assistir – dentro da mesma Instituição - a um processo concorrencial autofágico. Ou, então, de uma vertiginosa circulação de pessoal, de um Centro para o outro, a exemplo do preconizado para Grupo Hospitalar do Centro de Lisboa (GHCL)…

Enquanto isso, com o investimento já feito, falta contabilizar o esbanjamento…

Não há "fusões" que nos valham… porque o planeamento é feito em cima do joelho, para satisfazer situações imediatistas e a reboque de pressões orçamentais [sem critérios clínicos, avaliações técnicas e estudos demográficos].
Ao fim e ao cabo a saga despesista que nos afundou, p. exº., na construção de múltiplos e excedentários estádios [Euro 2004] continua…viva e de boa saúde.

E-Pá!

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger naoseiquenome usar said...

E duas Maternidades, e, claro continuará a ter duas Administrações :)

12:27 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home