sábado, abril 23

A Gota de Água


Há dias, numa entrevista televisiva, Diogo Freitas do Amaral separava os tempos políticos de José Sócrates, como primeiro-ministro, em Sócrates 1 e Sócrates 2 afirmando que se revia no apoio à primeira fase e se afastava por completo da segunda. Tal como Freitas do Amaral milhões de portugueses acreditaram em Sócrates e mobilizaram-se perante o entusiasmo reformista e a determinação da acção política.

A partir de 2009 tudo mudou. A degradação da vida política conheceu níveis nunca antes vistos. Sócrates deixou de lado a política pelo país e passou a apostar tudo na dissimulação e na obsessão coreográfica duma narrativa cada vez mais patológica e destrutiva do interesse nacional.
De então para cá assistimos à performance do grande ilusionista Sócrates que teve como consequência primeira o arrastamento do país para uma situação de humilhação internacional com consequências trágicas para a vida das famílias e das empresas.

Depois de se ter “servido” da obediência servil de Teixeira dos Santos impondo aumentos à função pública de 2,9%, baixando (intempestivamente) o IVA, teimando nos projectos megalómanos, fazendo demagogia com a gratuitidade dos medicamentos, distribuindo “benesses a rodos” pelos amigos sindicalistas, entre tantas outras diatribes vem agora, humilhar na praça pública, o “servo” fiel descartando o Ministro de Estado e das Finanças para poder acenar (covardemente) na campanha eleitoral com um conveniente bode expiatório.

No meio de um lastimável espectáculo com declarações cínicas e desprovidas de carácter dessas (já tão cansativas) figuras que dão pelo nome de Silva Pereira e Vieira da Silva. Aliás a dimensão desta purga fica agravada quando se lança na lama um dos dois ministros com reconhecimento de qualidade (Teixeira dos Santos e Luís Amado) em detrimento do reforço de poder do funcionário do partido, Vieira da Silva, que deverá ficar para a história como o pior ministro da Economia de todo o hemisfério norte.

Já tudo foi dito sobre a natureza temperamental, autocrática e emocionalmente lábil de José Sócrates. Sobre essa matéria mais nada haverá a acrescentar. Este último truque será, no entanto, para milhões de portugueses que votaram PS a gota de água que os levará a parquear o seu voto no refúgio das suas consciências.

Não vale a pena iludirem-se com as sondagens. Sócrates sairá pela porta pequena, arrastando o PS para o pior resultado da sua história, deixando o país entregue à tríade neo-liberal constituída pela troika, por Cavaco Silva e pela coligação Passos-Portas.
Olinda

Etiquetas: ,

8 Comments:

Blogger saudepe said...

Compreende-se que os dirigentes do PSD tenham ficado à beira de um ataque de nervos com uma sondagem eleitoral destas. link
Mas atribuir esse mau resultado à "máquina de propaganda" do PS, como eles se apressaram a justificar-se, revela um enorme despudor político, quando é evidente que actualmente o PSD domina avassaladoramente a comunicação social, a começar pelas televisões, que alimentam uma sistemática campanha de hostilidade contra o PS (como mostrou a miserável cobertura mediática do seu recente Congresso). O que os devia preocupar justamente é que eles não conseguem descolar nas sondagens apesar da sua própria "máquina de propaganda" tentacular...

vital moreira, causa nossa

3:21 da tarde  
Blogger saudepe said...

Politica e interesses

Qaundo se ouve falar os dirigentes do PSD ligados ao mundo dos negócios (e muitos são!) fica sempre a dúvida de saber se quem fala é o político exprimindo as suas ideias sobre o interesse geral ou se é o banqueiro, o gestor, o empresário, o consultor que procuram fazer passar os seus interesses privativos como soluções de validade geral...

vital moreira

3:23 da tarde  
Blogger Clara said...

Não posso estar mais em desacordo com este post da Olinda, bem escrito, mas gizado para lançar a confusão.

Em política, como no futebol, há ganhadores e perdedores.
Todos conhecemos os erros tremendos cometidos por Teixeira dos Santos.
Depois do que se passou, segundo a Olinda, seria de esperar que JS o nomeasse cabeça de lista, do circulo dos perdedores.
Por favor, tenha dó.
A política não é nenhuma caixa de previdência.
Todos estes equívocos (referir a propósito da discussão deste tema a intervenção do alucinado DFA é o cumulo do desplante) resultam ao fim e ao cabo do ódio que muitos portugueses têm a JS porque este ousou enfrentar o poder das corporações.
A Olinda, por acaso, não é professora? juíza ? jornalista?

Quanto aos resultados das próximas legislativas a Olinda não se preocupe. Os portugueses sabem bem que precisam do PS para sair desta situação dificil em que os liberais ganaciososa nos colocaram.

3:42 da tarde  
Blogger DrFeelGood said...

Soares descreve Passos Coelho como uma “pessoa com quem se pode falar” e volta a criticar Cavaco Silva.link

DE 23.04.11

Soares, preocupado, a lançar pontes de entendimento entre PS e PSD. E a dizer o pior que se pode dizer de um político: Que ele é bom rapaz.

4:00 da tarde  
Blogger Olinda said...

Cara Clara

Confesso que foi com surpresa que li o seu comentário. Habituei-me a ver nos seus comentários lucidez, energia e inteligência.
Mas desta vez…
Lançar a confusão? Porquê? E para quê?
O Xavier tem a “grande responsabilidade” de ter criado e gerir um espaço de liberdade e debate. Devemos-lhe o mérito deste trabalho incessante desde 2004.
Diz a Clara: …” Em política, como no futebol, há ganhadores e perdedores”. É verdade que sim. Mas será que a qualquer qualquer preço? E a ética e o carácter têm falta justificada na política?
Diz ainda a Clara: …” Todos conhecemos os erros tremendos cometidos por Teixeira dos Santos”…?
É bem verdade…E o senhor primeiro-ministro terá andado tão distraído que só agora a um mês das eleições descobriu tal incompetência?
Interpela ainda a Clara: …”Depois do que se passou, segundo a Olinda, seria de esperar que JS o nomeasse cabeça de lista, do círculo dos perdedores”…Pois é cara Clara aqui começamos a ver a linha do mundo que nos separa. Pelos vistos há quem tenha da política a ideia que os fins justificam todos os meios.
Refere ainda: …”Todos estes equívocos (referir a propósito da discussão deste tema a intervenção do alucinado DFA é o cumulo do desplante) resultam ao fim e ao cabo do ódio que muitos portugueses têm a JS porque este ousou enfrentar o poder das corporações”…
Confesso-me socialista, militante, há mais de trinta anos. Vivi empolgadamente o 25 de Abril. Gosto da democracia. Nunca me habituei a insultar aqueles de quem discordo. Acresce que considero DFA uma das personalidades relevantes da nossa vida contemporânea tal como Cunhal, Soares e tantos outros.
Quanto à questão corporativa pergunta a Clara: …” A Olinda, por acaso, não é professora? juíza ? jornalista?”
Não acertou. Podia ser, por exemplo, imaginemos funcionária pública a trabalhar há mais de trinta anos num hospital. Que diferença faria?
Ainda hoje ficámos a saber que, afinal, o défice de 2010 não será nem de 6,9, nem de 7,2, nem mesmo de 8,6 mas, ao que parece, será de 9,1.
Quem levou o país e o PS para um beco sem saída foi José Sócrates 2. Quem vai entregar o país nas mãos da direita mais incompetente e neo-liberal, de um presidente fraco e incapaz e de uma troika financista que nos vai destruir é, sem nenhum tipo de dúvida, José Sócrates 2.
Embora nos custe muito.

11:18 da tarde  
Blogger e-pá! said...

A teoria do “desdobramento” de José Sócrates [I e II] alvitrado em recente entrevista televisiva por Diogo Freitas do Amaral e agora acolhido - ao que parece - por muita gente, é mais uma evasão justificativa para novos enquadramentos [posicionamentos] políticos.

Se este tipo de análise se circunscrever aos aspectos da personalidade, então esta preposição é mais recuada. No início de Setembro de 2010, Jerónimo de Sousa, lançava – sem a ressonância actual – esse alerta [desdobramento de personalidade] a propósito da revisão constitucional proposta por Pedro Passos Coelho. link

Haveria, então, uma disputa entre duas personalidades no mesmo ser: José Sócrates I (secretário-geral do PS) e José Sócrates II (primeiro-ministro). A linha divisória entre estas duas personalidades seria (tem sido) a teoria e a prática na defesa do Estado Social.
As recentes teorias de duplicidade relativas a um trajecto político de José Sócrates são como vimos extemporâneas e orientadas para a libertação de compromissos em relação ao futuro.
De facto, a personalidade política remota de José Sócrates nasce no PSD (JSD) e as recentes derivas entroncam-se aí, nas suas raízes. É, mais uma vez, retomando o domínio psicológico, o inconsciente impulso do regresso ao útero (à matriz). E esta fantasia aplica-se tanto a DFA como a JS. São, ao fim e ao cabo, fenómenos regressivos que poderão ter um epicentro comum – o amplo leque do Centro-Direita.

De resto, José Sócrates mais parece uma personalidade dominada pelo pensamento de Ortega y Gasset, di tipo: “eu sou eu e a minha circunstância e se não salvo a ela não salvo também a mim” in Meditações do Quixote (1914).

Sócrates não conseguiu libertar-se das circunstâncias. Freitas do Amaral mascarou-as.
DFA e JS, cada um a seu modo, tentam salvar as aparências. O que é um corriqueiro comportamento político...
Nada que mereça qualquer relevância.

10:20 da manhã  
Blogger Clara said...

Agradeço os elogios, aliás dispensáveis numa discussão desta natureza. Registo no entanto a sua preocupação em querer parecer simpática.
Diz ser socialista militante, que não sei se é o mesmo que ser do PS.
De qualquer forma o meu ponto de vista é o seguinte. Não houve tempo nem oportunidade para o PS poder descartar José Sócrates antes das próximas eleições. Sócrates é o que é. Mas também não é bem o diabo, como agora os meios de comunicação o pintam.
O nosso adversário é o PSD liberal, nacional pacotilha, de PPC «o banana à frente de um bando de aldrabões.»
É sobre o adversário que devemos desferir as nossas críticas e energia. Atacar JS nesta altura é uma inutilidade.
Só se a Olinda, comungando o verdadeiro espírito militante do Bloco Central, face a este cortejo de desgraças (onde a recém humilhação do Benfica no estádio da Luz também conta), prefira cruzar os braços num desalento de tanto faz. Uns (PS) ou outros (PSD): C'est la même chose.
Numa altura, de crise tão profunda que até o Bloco de Esquerda (esse partido refúgio de esquerdistas desiludidos) parece em estado de insolvência política

2:11 da tarde  
Blogger tambemquero said...

«Acabei de saber que a minha colega e amiga Ana Jorge encabeça a lista do PS, às legislativas, pelo círculo de Coimbra.
Para uma nascida e crescida na Lourinhã, licenciada por Lisboa e com exercício profissional sempre na zona da Grande Lisboa, esta escolha só pode ser mesmo resultado do cosmopolitismo da nossa cidade.»

João Rodrigues, via facebook

Ao contrário de Luís Amado e Teixeira dos Santos, a senhora ministra da Saúde parece ter lugar vitalício nas listas do PS.
Porque será?

2:35 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home