sábado, julho 16

Medicamento, Jan-Mai 2011

Informação relativa ao período Jan-Mai 2011
O mercado global regista crescimento negativo (-8,2%). Há cada vez mais portugueses com dificuldade de acesso aos medicamentos que necessitam. E o choque liberal-pacotilha ainda vai no adro.

O mercado de genéricos não melhora, antes pelo contrário (-9,5%), não conseguindo ultrapassar os 19,0% de quota de mercado (valor).
link

O mercado do SNS regista no mesmo período um crescimento negativo de -20,3% tendo como grande beneficiário o Estado .
link
O pequeno Gaspar (o outro, OG) deve sentir-se, por esta altura, orgulhoso desta tão farta poupança.
Por sua vez, AJ não deixará de referir nas suas frequentes futuras intervenções na AR este importante feito gestionário. Perdoai-lhes senhor, que eles não sabem quanto dói ao povinho o impacto das medidas que patrocinaram.

De acordo com informação recolhida em 58 hospitais do SNS, o valor do consumo de medicamentos desta rede totalizou, no referido período, cerca de 429 milhões de euros, uma variação homóloga de 3,6%.
link
Preparemo-nos para os vales de medicamentos destinados aos mais pobrezinhos. Com a benção do presidente Cavaco, misericórdias e ministro das Finanças, Victor Gaspar.

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger Tiago said...

Caro Xavier,

Vendo os números com maior profundidade, chegamos à conclusão, que o mercado total em valor diminuiu, bem como o número de unidades vendidas, o que indica que provavelmente existem pessoas que não estão a fazer a medicação necessária, o que vai levar a custos superiores futuros. Directos e indirectos.
O mercado de genéricos, aumentou em unidades, apesar do valor ser mais baixo, o que veio da baixa de preços imposta pelo Estado e das baixas voluntárias dos laboratórios, numa "estratégia kamikaze" de aumento de quota.
O valor gasto pelo SNS não diminuiu 20%. Andará sim pelos 25/26%, uma vez que o IVA aumentou 1%, e existiu uma transferência de custos da ADSE para o SNS (mas era um custo que já existia no sector Estado).
Esta comparação não deixa de mostrar também o insutentável crescimento do mercado hospitalar de medicamentos, que já vai em 35% do mercado total (era de 20% há poucos anos atrás).
Cumprimentos

9:53 da manhã  
Blogger JN said...

Relativamente ao mercado dos genéricos, a analise deve ser feita em quota de mercado em unidades e na analise do preço médio. Uma analise simples ao relatório permite comprovar que para o mesmo valor de mercado de genéricos em 4 anos a quota de mercado em unidades aumentou significativamente.

3:40 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home