quinta-feira, setembro 1

O regresso dos SA

Gestor SA, entrevistado a propósito do processo de empresarialização dos Hospitaia SA

AEAJP: A saúde está a ser, para si, uma nova experiência profissional ?
SA: Quando soube da minha nomeação nem queria acreditar.

AEAJP: Bom..., referia-me à gestão dos hospitais...
SA: Ah!, sim..., efectivamente, a prioridade do "Broad" da minha SA, foi fazer o "SWOT" e a "culture audit" da empresa.

AEAJP: Empresa ?
SA:Sim, no início não era ... Sabe, foi muito difícil proceder à "key area evaluation"

AEAJP: E a que conclusão chegaram ?
SA: Eleger a "Creative accounting", como chave do processo de empresarialização dos hospitais.

AEAJP: Sim, compreendo. Começaram, desde logo, a baralhar os dados de informação?
SA: Toda a gente sabe, que faz parte do "business" dar aos accionistas os números cozinhados para proteger os culpados. As SA hospitalares não são excepção, só que é mais fácil, porque o único accionista é o estado.

AEAJP: Quanto às mudanças implementadas ?
SA: Foi preocupação prioritária do "Broad" alterar a "corporate culture" .

AEAJP: Sim, o ministro da saúde fala em criação de uma nova cultura para os hospitais SA .
SA: Exactamente. Era necessário mudar as coisas. Os anteriores gestores eram uns atávicos, uns pelintras. Você, nem imagina como nós viemos encontrar "isto" ! Os carros da administração a cair aos pedaços, o mobiliário dos gabinetes de madeira prensada todo escavacado. E, sabe, coitados, tinham vencimentos baixíssimos e poucas regalias. Deviam fazer muitos sacrifícios para comprar os fatitos. Olhe, isto diz tudo, nem uma casa de banho condigna tinham.

AEAJP: O Santana Lopes também teve o mesmo problema no palácio da Ajuda.
SA: Sim, mas os mármores que mandámos colocar, são muito melhores.

AEAJP: Acredito... De acordo com os dados constantes do célebre relatório do primeiro ano de actividade, a sua SA, melhorou muito a "performance" ?
SA: Efectivamente, a nossa SA, que era uma autêntica "lame duck", após a nossa intervenção desenvolveu "synergy", que lhe permitiu aumentar o "cash flow" e, assim, galgar lugares no "ranking" dos hospitais SA.

AEAJP: Fale-nos do seu "management style" ?
SA: Olhe, quanto a "style" , estou sempre a mudar. Ora sou autoritário ora sou participativo. Para não falar naqueles dias em que me apetece circular pela SA. Enfim, o meu "style" está adequado à nova cultura organizacional que estamos a implementar. Resumindo: "o que é preciso é ter "style".

AEAJP: Estilo... Portanto, o futuro afigura-se-lhe risonho ?
SA: Assim é. Todas as "threats" da SA que dirijo, foram identificadas. A produção tem aumentado à custa da melhoria dos registos. A nossa "creative accounting", a "management information system" e a "corporate culture" estão em "continuos improvement", como refere o presidente da Unidade de Missão. Vamos reivindicar, dentro em breve, aumento dos salários dos membros do "Broad" ou isenção de pagamento de impostos. Sabe...,o custo de vida está sempre a aumentar. Enfim, o que lhe posso dizer é que tivemos o sentido de oportunidade para detectar este "business cycle" da saúde. Agora é só calvagar a crista da onda ate ao "crash" final.

AEAJP: As melhorias introduzidas vão permitir a transacção futura da sua SA com um vantajoso "goodwill" ?
SA: Assim espero.

Glossário: Board - Conselho de Administração. Business cycle - Ciclo de negócio. Cash Flow - Montante de dinheiro ganho por uma actividade durante um período de tempo específico. Continuos improvement - aperfeiçoamento contínuo. Corporate culture - Padrões de comportamento que dão à empresa a sua identidade própria. Creative accounting - Contabilidade criativa. Culture audit - Auditorias à cultura da organização. Good Will - O preço das empresas saudáveis excede o valor de todos os seus activos, devido à sua vantagem competitiva (marca de prestígio, know-how, cultura organizacional). Key area evaluation - Avaliação da área chave. Lame Duck - Empresas insolventes que só sobrevivem à custa da ajuda do estado. Management information system - Gestão do sistema de informação. Management style - Estilo de gestão. SWOT: Strengths - pontos fortes (da empresa); Weaknesses - Pontos fracos (da empresa); Opportunnities - Oportunidades da empresa na sua envolvente; Threats - Ameaças à empresa na sua envolvente.

xaviersa, Março 2004

Etiquetas: ,