segunda-feira, outubro 3

Nobel Medicina 2011

Bruce Beutler, Jules Hoffman e Ralph Steinman partilham este ano o prémio Nobel da medicina pelas suas "descobertas sobre a ativação da imunidade inata" e as "células dendrítricas e o seu papel na imunidade adaptável". link

«Beutler e Hoffman descobriram a primeira etapa da resposta imunitária do corpo humano, ao detectarem as proteínas receptoras que podem reconhecer os microorganismos. Ralph Steinman foi responsável pela descoberta das células dendríticas do sistema imunitário e a sua capacidade única para activar e regular a imunidade adaptável, a fase posterior da resposta imune durante o qual os microorganismos são limpos do corpo.»

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger e-pá! said...

Como nota marginal ou como mera curiosidade a acrescentar à consagração destes 3 laureados parece-me interessante recordar que as células dendríticas (presentes em vários órgãos do corpo humano) foram descritas no final do século XIX (1868) link, na camada epidérmica cutânea, por Paul Langerhans, aos 21 anos (na altura ainda estudante de Medicina), um jovem alemão que viria a consagrar-se como um emérito patologista e biologista. Ficaram conhecidas como as “células de Langerhans” (não confundir com os “ilhéus de Langerhans” pancreáticos).

A curiosidade é que Paul Langerhans viveu mais de uma década na Ilha da Madeira, dedicando-se a biologia marinha e trabalhando como médico na área da pneumotisiologia.

Nos últimos 3 anos de vida habitou a paradisíaca Quinta Lambert, também conhecida por Quinta das Angústias ou por Quinta Vigia (actual residência oficial do presidente da região autónoma da Madeira), classificando-os como “indescritivelmente felizes”.

Faleceu aos 40 anos (1888), de insuficiência renal e encontra-se sepultado no cemitério inglês do Funchal.

11:05 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

osé Manuel Silva, Bastonário da OM, ele e só ele:
Ordem que acabar com atestados médicos para doenças como gripes e enxaquecas (link)

"A solução deverá passar por responsabilizar os cidadãos pela sua declaração de doença, sob compromisso de honra", devendo as falsas declarações ser severamente punidas.Se um trabalhador liga a dizer que está doente, se o empregador o conhece e tem confiança nele, aceita e considera a falta justificada (Sindicato Independente dos Médicos)"

Alguém explique ao José Manuel que estamos em PORTUGAL e não na Suécia ou na Noruega, onde nestes últimos, quem prevarica nos impostos, arrisca-se a ser denunciado pelo vizinho. Por cá, o vizinho vem perguntar ao prevaricador se lhe pode ensinar como faz, para ele fazer também.
Presumo que, com esta medida do Bastonário, se avizinhem surtos de gripe de dimensão comparável à Peste Negra e enxaquecas pré, peri e pós menstruais recorrentes, com alastramento ao sexo masculino. Eu o declaro sob compromisso de honra.

11:55 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home