segunda-feira, outubro 17

OE/2012, amputação da rede de cuidados

«Na segunda fase, que se concentrará no ano de 2012, o Ministério da Saúde dará início ao processo de reestruturação dos serviços e organismos integrados no SNS, ou seja, unidades hospitalares e centros de saúde. A racionalização da rede de cuidados de saúde permitirá a otimização da utilização de recursos e, consequentemente, o aumento do acesso dos cidadãos aos cuidados de saúde, o aumento da qualidade dos serviços e a obtenção de poupanças significativas.» OE 2012, pag 190 link

Uma vez mais repete-se a estafada fórmula mágica da eficiência social pacotilha: Centralizar/encerrar serviços e unidades de saúde para obter melhoria do acesso, da qualidade e redução de custos da rede de prestação de cuidados do SNS.
Para conseguir este feito o MS colocou no terreno três equipas responsáveis pelo desenvolvimento dos indispensáveis estudos de amputação: "Grupo técnico para a reforma hospitalar”
link; "Grupo técnico para o desenvolvimento dos cuidados de saúde primários" link; "Comissão para a Reavaliação da Rede Nacional de Emergência e Urgência". link
Com tantos cortes - «a despesa total consolidada do ministério em 2012 é de 7.952 M€, o que corresponde a uma redução de 8,2% (-710 M€) face à estimativa de 2011»OE 2012, pag. 194; "Saúde sofrerá um corte de 900 milhões de euros no próximo ano. Maternidade Alfredo da Costa e Curry Cabral vão fechar portas.link - e prazos de execução curtissimos, o êxito deste processo de racionalização da rede do SNS, só poderá conduzir ao prejuízo grave do acesso dos doentes aos cuidados de saúde.

Etiquetas: ,