terça-feira, novembro 13

Heraus Merkle


Alemanha "quer ajudar"

Sobre a visita a Portugal, disse ser "uma contribuição" para mostrar que a Alemanha "quer ajudar" e "para ver o que se pode melhorar na cooperação entre empresas para gerar mais empregos, para que baixe o desemprego juvenil e haja força económica em Portugal".
Merkel rejeitou ainda a saída do euro de alguns países: "De forma alguma. Devemos fazer tudo para que os investidores de fora da Europa não fiquem assustados. Precisamos de uma zona euro estável", sublinhou, afirmando que a Europa tem de produzir "de forma competitiva, a nível internacional" para criar emprego.
"Formamos um forte mercado interno europeu do qual todos beneficiamos. A Alemanha também. Penso que podemos fortalecer a zona euro e é precisamente isso que estamos a fazer", afirmou, descartando um plano de ajuda para os países do Sul.
"Com as medidas que disponibilizamos em termos de fundos estruturais e com os apoios dos programas europeus existem excelentes oportunidades para lançar o crescimento", afirmou.
"Houve erros que cometemos no passado, todos juntos, como o investimento dos recursos em estradas, em infraestruturas de um modo geral, não tendo apoiado as pequenas empresas, para as tornar mais competitivas. Devemos aprender com o passado. Pela nossa parte, nós, alemães, vamos continuar a apoiar Portugal, Espanha e outros países. Fazemos isso porque também é bom para nós termos uma Europa comum", reforçou, dizendo não haver motivos para preocupação "com o domínio alemão".
Expresso “on line”

Uma zona euro estável! Uma Europa comum! Cometemos erros todos juntos! Diz a senhora. 
A verdade é que não somos tratados todos por igual, apenas os países do Sul e a Irlanda estão a pagar a crise.
Não há motivos para preocupação com o domínio alemão! Diz a senhora. Porém, só a necessidade de o afirmar é já motivo para nos sobressaltarmos. Além disso, olha-se para a Europa política e financeira e só vemos Merkel e Wolfgang Schäuble.
Tenho pena de não poder estar em Lisboa para gritar: Heraus Merkle 


Tavisto

Etiquetas: ,