quinta-feira, junho 6

“Genocídio Social a pretexto da crise.”


Com este título, o correspondente do Expresso em Madrid, Angel Luis De La Calle, publicou um artigo, no Expresso de 25 de Maio, onde relata a forma como o Governo Rajoy está a “recuar em áreas-chave” da protecção social, rompendo um consenso que incluiu o próprio Governo José Maria Aznar.
Na área da saúde “há abandono da titularidade pública de hospitais e centros de saúde em benefício de privados, com argumentos de ganhos de eficiência e redução de custos.”.
As razões invocadas pelo governo espanhol, para a privatização do sistema de saúde, não têm o menor fundamento na realidade, conforme se demonstra no quadro seguinte (Fonte OCDE-2010), elaborado com base em quatro indicadores, dois de custos e dois de resultados em saúde. O quadro compara os resultados espanhóis com os de dois países europeus, Finlândia e França, que têm diferentes modelos de saúde, com os EUA, paradigma dum sistema predominantemente liberal e com as médias da OCDE.

País
Desp. Totais    % PIB
Desp. Per Capita    US $ PPP
Esperança de vida à nascença
Mortalidade Infantil
Espanha
9,6
3.056
82,2
3,2
Finlândia
8,9
3.251
80,2
2,3
França
11,8
3.974
81,3
3,6
Estados Unidos
17,6
8.233
78,7
6,1
Média OCDE
11,9
3.265
79,8
4,3

Como se constata, a Espanha tem gastos inferiores à média dos países da OCDE, quer em % do PIB, quer em despesas per capita e resultados em saúde melhores do que a média.
Em comparação com os EUA, a Espanha gasta menos 8 pontos percentuais do PIB e tem resultados bastante superiores.
A França, que é um modelo Bismarkiano, apresenta custos significativamente mais elevados que os espanhóis sem, por isso, obter melhores resultados.
O que contraria a tese da superioridade daquele modelo sobre o Beveridgiano. Em boa verdade, os modelos Bismarkianos são mais caros que os Beveridgianos ainda que, tradicionalmente, apresentassem as vantagens de maior flexibilidade e adaptação às necessidades dos consumidores e maior eficiência técnica e, por isso, um maior grau de aceitação por parte dos cidadãos.
Hoje as coisas mudaram; 4,5 milhões de franceses, por exemplo, vivem, sem uma rede de segurança complementar, três quartos dos quais porque ultrapassam os 634 euros, mínimo abaixo do qual se tem direito à CMU (cobertura de doença universal), mas perderam a capacidade económica para pagar a sua antiga mútua.

A privatização da saúde, em Espanha, não se justifica, portanto, por razões económicas, mas apenas pela obsessão ideológica que está a criar um “sociedade dual, bipolarizada entre ricos e pobres.”
Como diz Angel De La Calle, o que Rajoy está a fazer é “a levar a cabo o desmantelamento sistemático do modelo social-democrata, estabelecido no país desde os primeiros tempos da transição política, substituindo-o por outro de cariz neo-liberal ou “neocon, seguindo as linhas defendidas pela ala mais à direita do Partido Republicano nos EUA.”
Poderá, em última análise, argumentar-se que as despesas de saúde em Espanha ultrapassam, em % do PIB, as Finlandesas. Mas, se tal acontece, é obviamente, porque a Finlândia tem um PIB per capita superior ao Espanhol. E aí, sim, importa perguntar: como foi possível a um pequeno país ter-se transformado, em tão pouco tempo, (nos inícios dos anos 90 ainda a Finlândia estava a braços com uma forte recessão) numa sociedade avançada, não só em termos tecnológicos e económicos mas também em bem estar social?
Manuel Castells e Pekka Himanem (citados por Renato Carmo- Análise Social) compararam, através de alguns indicadores, a Finlândia com outros dois países com igual índice de desenvolvimento económico – EUA e Singapura – e chegaram à conclusão que o nível de equidade social é claramente favorável no caso finlandês.
O modelo de Silicon Valley “, dirigido primordialmente pelos mecanismos de mercado”, “tem custos consideráveis no que respeita às assimetrias sociais e à deterioração do capital humano nas largas faixas populacionais que não acedem e, muito menos, intervêm em processos de alta inovação tecnológica e empresarial.”
A singularidade do Modelo Finlandês, defendem aqueles autores, é a do papel desempenhado pelo Estado- Providência, enquanto “agente vital de todo o processo de desenvolvimento” baseado na aposta nas universidades públicas de alta qualidade e na decisão tomada em 1982, “de ir aumentando o investimento nacional em I & D de 1,2 do PIB até chegar aos 2,2 % em 1992 e de ultrapassar os 3% actualmente.”
Na verdade, os investimentos em saúde e educação constituem factores essenciais de crescimento que o investimento privado não sabe “internalizar” com o devido valor.

Meneses Correia

Etiquetas: ,

4 Comments:

Blogger tambemquero said...

A Europa vive a pior crise econômica e social desde a 2ª Guerra Mundial, afirma o pesquisador alemão Hans-Ulrich Deppe, que participou da mesa de debate A crise e seu impacto sobre os sistemas universais de saúde na Europa. Segunda Deppe, a grande contradição experienciada hoje na Europa em crise se dá na medida em que o mercado pede ajuda ao Estado, publicizando os débitos e privatizando os lucros. Na Alemanha, há um aprofundamento entre ricos e pobres. Além disso, os hospitais públicos estão sendo privatizados. Para o pesquisador, o neoliberalismo acabou com a qualidade de vida. Em toda a Europa, o cuidado à saúde vem sendo comercialização e o ataque à democracia torna-se constante ao deslocar decisões políticas aos mecanismos internacionais.
O médico de família, Henrique Botelho, representante do Observatório Português de Sistemas de Saúde, núcleo OIAPSS Portugal, relatou sobre os impactos da atual crise econômica e da intervenção dos pacotes econômicos impostos pelos mecanismos internacionais da Troika (equipe constituída por responsáveis da Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional que negociaram as condições de resgate financeiro em Portugal, na Espanha, Grécia, Irlanda, França e Itália). A partir de 1974, Portugal conquista a democracia e, nas décadas seguintes, caminha a passos largos rumo ao sistema universal e público de saúde focado na atenção primária e na saúde da família. Entretanto, sofre os impactos da crise a partir de 2011, com o desmantelamento gradual do sistema nacional e a privatização dos serviços de saúde imposta pelos programas de ajustes econômico-fiscais
A história é muito similar na Espanha na qual foi instituído o Decreto-Lei 16/2012 – sobre sistemas de seguros – que, entre outros cortes, exclui maiores de 26 anos sem trabalho e estrangeiros como beneficiário assistidos pelo sistema nacional de saúde. A medida acabou sobrecarregando as emergências, relata Sergio Fernández Ruiz, da Asociación para la Defensa de la Sanidad Publica de Madrid. Ruiz considera absurdo o co-pagamento segundo a renda, medida considerada pelo governo para cortar gastos públicos com saúde (leia mais aqui). Além disso, relata o caos de organização no país onde cada unidade autônoma tem enfrentado a crise de uma forma diferente, onde estão sendo feitas privatizações da tecnologia e dos hospitais, onde os pacientes não seguem as receitas médicas, pois não conseguem pagar pelos medicamentos, com o aumento da pobreza e da desigualdade. Os protestos estão se tornando cada vez mais constantes (veja o chamamento da Federação aos madrilenhos, em 19 de novembro, contra privatizações dos hospitais).
Na Grécia, o desemprego bate os 25% e, entre os jovens, a taxa sobe para 55%. A União Europeia impôs os últimos governos do país que já passou por cinco planos de austeridade – os resultados são novas taxações e investimento baixíssimo em saúde. A principal afetada é a qualidade de vida população. Hoje, um a cada 11 gregos visitam as casas de sopas e sofrem com o aumento de 40% no número de suicídios, com o aumento do uso de heroína e de infecção por HIV. Os imigrantes têm sofrido frequentemente por violência policial. Em meio ao caos e à apatia dos políticos, destaca-se a reação da sociedade civil organizada grega.
De fato, sabe-se que a salvação para atual crise está na vontade e capacidade da força popular e não nos Estados com governos alinhados ao Capital.

in "desmantelamento dos sistemas universais na europa"

11:30 da tarde  
Blogger tambemquero said...

O que esperavam? Medicina gratuita, educação pública barata, justiça de borla para todo o sempre?
A leitura em breve será proibida.
Os livros regressaram aos conventos e igrejas. O servo deve ser analfabeto. E produzir trabalho barato. Quanto mais barato melhor.
Férias? Outros tempos em que a generosidade capitalista permitia subsidios.

11:45 da tarde  
Blogger Clara said...

Excelente post.
Para que serve a evidência dos factos quando o poder capitalista em dominar um sector onde se sabe rolará cada vez mais dinheiro é mais forte.

11:52 da tarde  
Blogger DrFeelGood said...

Desmantelamento sistemático do Estado-providência

São cada vez mais inequívocos os sinais de que o manto das medidas “imprescindíveis” para combater a crise económica que assola Espanha oculta uma batalha ideológica decisiva. De uma forma continuada e quase sem dissimular, o Governo conservador de Mariano Rajoy, apoiado pelo Partido Popular (PP), está a levar a cabo o desmantelamento sistemático do modelo social-democrata estabelecido no país desde os primeiros tempos da transição política, substituindo-o por outro de cariz neoliberal ou “neocon”, seguindo as linhas defendidas pela ala mais à direita do Partido Republicano nos EUA.
Nos últimos anos, tinha-se consolidado um consenso, inclusive durante os dois mandatos de José María Aznar, (também do PP que antecedeu o socialista Zapatero à frente do Executivo), para conduzir Espanha a altos níveis do Estado-providência, com predomínio da iniciativa pública na gestão dos assuntos sociais. Rajoy e a sua equipa viraram num sentido diametralmente oposto, favorecendo a administração privada da coisa pública, a pretexto de maior eficácia e menores custos.
Como consequência, está a desaparecer aos poucos o perfil de uma Espanha sociologicamente dominada por classes médias poderosas, onde o princípio da igualdade de oportunidades era cumprido a rigor. Agora é evidente a ameaça de uma sociedade dual, bipolarizada entre ricos e pobres. A organização não-governamental Intermón Oxfam acaba de publicar um relatório segundo o qual, a manter-se este rumo, em 2022 um em cada cinco espanhóis (46,8 milhões de habitantes) será pobre e 18 milhões de cidadãos correrão sério risco de exclusão social.
Saúde está a ficar doente
Na saúde há abandono da titularidade pública de hospitais e centros de saúde, em benefício de privados, com o argumento de ganhos de eficiência e redução de custos. Houve carreiras de autocarros modificadas, de forma a passarem mais em hospitais privados e menos em públicos. Aos mais desfavorecidas impõe-se o pagamento de maiores comparticipações nos medicamentos, quando não o fim da gratuitidade de alguns fármacos.
Na educação aumentaram de forma brutal as propinas universitárias e a dotação orçamental para bolsas desceu. “O Governo abriu a porta à privatização das universidades públicas”, disse, há dias, José Carillo, reitor da Universidade Complutense de Madrid. Na escola primária e secundária há menos professores e mais alunos por turma. O ministro da pasta, José Ignacio Wert, explicou assim a eliminação da disciplina de educação cívica, pela de religião: “Estas questões estão enquadradas em determinados pressupostos ideológicos, como o oposto também estará.” Entretanto, dá isenções fiscais a pais com filhos em colégios privados.

A demolição do Estado social, com a desculpa de que não há dinheiro para o manter, está a acontecer. Todos os eufemismos servem para o dissimular: os cortes (¤15 mil milhões em dois anos) são “poupanças”, as privatizações são “externalizações”.
Os cidadãos perguntam-se por que motivo o Estado gasta milhares de milhões de euros a resgatar bancas e caixas de aforros falidos — como o Bankia — ou para sustentar proprietários de autoestradas com portagem que não pagam salários ao pessoal.
Os formalismos legais têm significado: 90% destas medidas foram adotadas através da aprovação de decretos-lei, numa fuga óbvia ao debate parlamentar. É essa a razão para a explosão de protestos numa sociedade que parecia anestesiada. Há greves e manifestações diárias, em que médicos e enfermeiros se juntam aos pacientes, professores aos seus alunos, e juízes e procuradores aos utentes da Justiça.
As últimas sondagens, que espelham uma queda notável do Executivo na consideração dos cidadãos, são claras. A maioria da população, e mesmo boa parte de quem votou no PP para castigar os anteriores governantes socialistas, não está disposta a seguir a tendência nacional-populista (deus, pátria e família...) que tenta impor-se na Europa. Em Espanha não parece haver espaço para um Tea Party

expresso 25.05

12:03 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home