quarta-feira, agosto 28

Tudo a piorar...

Hospitais fazem menos transplantes
Os hospitais portugueses fizeram menos 13 transplantes nos primeiros seis meses do ano, face a igual período do ano passado: reduzindo o número de intervenções de 131 para 118. 
O transplante pulmonar registou a redução mais evidente (menos 20%), passando de dez doentes transplantados para oito, todos no Hospital de Santa Marta, em Lisboa.
Na lista das reduções, seguem-se as intervenções do foro renal (menos 15%), de 33 para 28 transplantes, sobretudo no Hospital Garcia de Orta; e na área hepática (redução de 15%), com 40 transplantes - menos sete do que no primeiro semestre de 2012.
Ao invés, aumentaram os transplantes de córnea, em 18%, com especial enfoque no Hospital Amadora-Sintra. A mesma tendência de crescimento foi verificada na transplantação de células hematopoiéticas, com um crescimento de 3%.

A par da quebra na estatística de transplantes, houve também uma redução na colheita de órgãos. Diminuíram de 85 no primeiro semestre de 2012 para 79 este ano, em especial no pulmão (menos 40%) e no pâncreas, com uma quebra de 33%.
expresso 23.08.13
Mas que raio de Ministro é este ?!... Temos, efectivamente, um ministro da finanças na Saúde!...

Etiquetas: