domingo, março 9

Utentes sem médico de família


Aumentou 24% desde 2006
Revelação é feita por auditoria do Tribunal de Contas.
O número de utentes sem médico de família aumentou 24 por cento desde 2006, altura em que começaram a surgir as Unidades de Saúde Familiar (USF), revela uma auditoria do Tribunal de Contas (TC).
"O grande objetivo da reforma [dos cuidados de saúde primários], que era o de atribuir um médico de família a cada utente inscrito numa unidade funcional, não foi ainda atingido", lê-se no relatório de uma auditoria do TdC ao desempenho das unidades funcionais da rede de cuidados de saúde primários, a que a Lusa teve acesso. Segundo o TC, o número de utentes inscritos sem médico de família atingiu, em dezembro de 2012, os 1.657.526. link
Sobre esta notícia o TC, cautelosamente,  fez o seguinte esclarecimento no seu site: link
Tendo em conta informações vindas a público sobre um relatório de auditoria às Unidades de Saúde Familiar o Tribunal de Contas esclarece que:
 1º Não existe qualquer relatório de auditoria aprovado pelo Tribunal de Contas sobre essa matéria.
 2º Os relatórios de auditoria do TC são aprovados por um colégio de juízes, tendo em conta o principio do contraditório das partes interessadas.
 3º O documento a que se alude na Comunicação Social é um relato dos auditores, cuja redação final terá que ter, sempre, em conta as alegações das partes interessadas e por isso se alerta para o facto de as conclusões poderem vir a ser diversas das agora anunciadas pela comunicação social. 7 de março de 2014.
....
Paulo Macedo vai ter tempo para alinhavar as desculpas do costume sobre mais este objectivo falhado.

Etiquetas: