quarta-feira, fevereiro 24

Hospital Público de Sintra

1. A história da construção de um novo Hospital em Sintra também é deveras interessante. - “Guterres promete hospital e inaugura centro de saúde” (Jornal de Sintra, 12 de Março de 1999); - “Hospital de Sintra arranca em 2000. A garantia foi dada por Edite Estrela na Sessão da Assembleia Municipal” (Jornal de Notícias, 16 de Dezembro de 1999); - “Sintra: hospital arranca em 2000” (Jornal Público, 16 de Dezembro de 1999): 
2. Depois de Guterres e Edite Estrela, Correia de Campos tentou jogar forte com a José de Mello Saúde ao anunciar a construção do novo hospital em Sintra, gerido e construído pelo grupo privado responsável pela gestão do Hospital Amadora-Sintra. 
Nova que entusiasmou o autarca de então, Fernando Seara: «Hoje temos meio hospital, que é o Amadora-Sintra. É fundamental que tenhamos um hospital e meio e portanto são notícias e um arranque de ano promissores em termos de perspectiva de um hospital no âmbito do Serviço Nacional de Saúde que saudamos». 
Todos sabemos como acabou esta história dos hospitais meios, meios.
3. Paulo Macedo, não deixou de entrar também na dança: «O ministro da saúde, esteve recentemente em Sintra para testemunhar a assinatura de um protocolo entre a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e a câmara municipal, para a construção de quatro novos centros de saúde que irão substituir instalações “desadequadas”»
Os quatro centros de saúde souberam a pouco a Basílio Horta que ousou reivindicar o ambicionado novo hospital na cara do ministro: “Será que não podemos ter um hospital de retaguarda, com ambulatório, análises e reencaminhamento? O ministério pode não ter meios, mas imagine que a câmara lhe diz, se for possível, que tem aqui um terreno e um hospital. Põe cá médicos e enfermeiros? Temos de saber, porque não nos resignamos. Se o Governo não pode temos nós de poder”.
A ideia era procurar alternativa junto de privados: “Há investimentos que dão muito lucro aos privados, queremos que venham para cá e ganhem dinheiro, mas tem de ser bom para os munícipes e têm que compensar o que falta como, por exemplo, um hospital.” (autêntico excerto de roteiro de novela caipira).
Paulo Macedo, deu népia ao novo hospital, optando pela ampliação do Serviço de Urgência do Hospital Amadora Sintra. link 
4. Herança de Paulo Macedo: «Recentemente, deputados do PS eleitos pelo distrito de Lisboa na Assembleia da República questionaram o actual ministro da Saúde sobre a concretização do contrato-programa de construção dos quatro novos centros de saúde em Algueirão-Mem Martins, Queluz, Almargem do Bispo e Agualva.» 
5. If we want to change the way health care works, we need to change how we pay for it: ACF, questionado sobre a possibilidade de alargar as especialidades que atualmente o hospital de Cascais presta a algumas freguesias de Sintra, na área materno-infantil, respondeu vagamente “eventualmente”. link 

6-  Perfil do novo Hospital de Sintra: «Já foram designados os representantes (três) do HFF para o grupo de trabalho encarregado de definir o perfil do futuro Hospital de Sintra aguardando-se agora a marcação da primeira reunião. No entanto aquele responsável (Artur Vaz) não se escusou a adiantar a sua perspectiva pessoal considerando que nova infra estrutura deverá ficar integrada no HFF como extensão. Tendo em conta que a acessibilidade dos cidadãos à saúde se faz hoje muito pelos cuidados ambulatórios: consulta externa, urgência básica, meios complementares de diagnóstico terapêutico e que o internamento é um acontecimento extraordinário na vida das pessoas, acho que vale mais concentrar o internamento no HFF, porque a fazer-se de outra forma haveria lugar a custos de exploração muito elevados para o futuro Hospital de Sintra sem grande benefício O ambulatório é que é essencial frisou o responsável do HFF acrescentando em jeito de repto. Podia-se era aproveitar para criar camas de cuidados continuados em Sintra de forma a termos uma resposta melhor a esse nível.» Artur Vaz, CEO HH Amadora Sintra. link
A proposta de AV, já com alguns anos, merece-nos o seguinte comentário: Um HH moderno, adaptado às necessidades dos utentes do concelho ou um HH de segunda, verdadeiro anexo do Amadora Sintra ?
Clara Gomes

Etiquetas: ,