domingo, abril 24

25 Abril sempre!

Neste 25 de Abril, o Presidente da República agracia com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade o Dr. António Arnaut e o Professor João Lobo Antunes link link 
Incontestável a condecoração de António Arnault. 
Incontestável, igualmente, o reconhecimento do Serviço Nacional de Saúde (SNS) como uma das principais conquistas de abril. 
Depois de um período negro recente de cortes a eito e aposta/favorecimento do sector privado, a esperança voltou a renascer com a política da nova equipa de saúde do XXI Governo Constitucional. Que se propõe «defender um Serviço Nacional de Saúde de qualidade, como grande conquista dos portugueses e da democracia portuguesa, pré-requisito fundamental para uma sociedade mais justa e mais equilibrada. 
Estamos de acordo com ACF, quando afirma: «Não temos nada contra o desenvolvimento do sector privado, o que temos contra é que exista uma relação entre público e privado que é predadora do SNS. Vivemos em dificuldades para conseguir reter já não só os médicos diferenciados mas também alguns mais jovens que, frustrados com as expectativas, a indiferenciação tecnológica e a degradação das condições de trabalho; optam pelo privado. Tem de ser reposto o equilíbrio. Queremos fazer a viagem ao contrário.» 
Por outro lado, «o sistema de saúde e, particularmente os hospitais, tem sido reconhecido como das mais complexas áreas de gestão. Longe vai o tempo em que se acreditava que as organizações de saúde eram tão simples de gerir que poderiam ser facilmente liderados por profissionais não preparados. O sistema não necessita de produtores parciais de cuidados de saúde unicamente focados em eficiência imediata. O sistema necessita de gestores que conheçam a globalidade da operação e que promovam uma rede colaborativa de prestadores que assegure cuidados de saúde centrados nas necessidades do cidadão. Da mesma forma, não é possível que a administração seja desempenhada por políticos, curiosos ou profissionais de saúde sem um conhecimento profundo dos métodos e dos instrumentos de gestão.» link 
Estamos certos que, também neste campo, ACF e a sua equipa decidirão as medidas que melhor defendam o nosso SNS.

Etiquetas: