domingo, julho 3

Problemas nos gestores

O curso da Escola Nacional de Saúde Pública tem de ser mais rigoroso. 
O número de Administradores Hospitalares (AH) no SNS aumenta continuamente sem uma melhoria paralela da qualidade da gestão. É o que vamos ouvindo às autoridades, sempre a falar dos desperdícios do SNS, e é isso mesmo que os profissionais de saúde confirmam no terreno. A gestão hospitalar não está bem. Por isso proponho que, reproduzindo o figurino das Carreiras Médicas, que têm garantido a qualidade médica do SNS, seja criada a Carreira dos AH. De facto, a qualquer licenciado em qualquer curso, mesmo que nada relacionado com a matéria, basta fazer o muito frágil curso da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) para ser AH! E se tiver cartão partidário é logo nomeado para um Conselho de Administração (CA). 
Não é possível continuar assim. 
O curso da ENSP tem de ser mais rigoroso e tem de exigir formação de base compatível. Um AH só deverá ser nomeado presidente de um CA se estiver no topo da carreira, só poderá ser vogal de um CA se estiver no patamar intermédio da carreira e se estiver no seu início apenas poderá ser gestor intermédio. A progressão deve ser feita por avaliação interpares. 
 Fica a proposta formal. Pela melhoria da qualidade da gestão hospitalar 
JMS, CM 30.06.16 link 
 O título original era "Administradores Hospitalares", mas as palavras não cabiam na largura da coluna com o tamanho da letra usado no template desta secção do CM. De qualquer forma, é tempo de se discutir a qualidade da gestão hospitalar (ou a falta dela...). Um Curso de Gestão é habitualmente uma exigente licenciatura de três anos, efectuada a tempo inteiro. Porém, para gerir as organizações mais complexas que existem, os hospitais, a ESNP faz um ligeiro curso de apenas dois anos, em part-time, sem exigir qualquer formação de base específica na área da gestão. Qualquer licenciatura, até geologia, por exemplo, a dar acesso à Administração Hospitalar... Como podemos esperar a Qualidade que se exige? 
Não é possível continuar a formar gestores hospitalares desta maneira! Não é possível continuar a encher os hospitais destes 'gestores', sem quaisquer ganhos na gestão, em vez de se contratarem profissionais de saúde. Assim, a gestão hospitalar não vai lá! E não são os 'gestores' que tratam os doentes... 
 JMS, facebook 30.06.16 link 
 JMS parece zangado.  Zangado com os Administradores Hospitalares. 
Não parece um bom ponto de partida para discutir a qualidade da gestão hospitalar. 
Foi o mesmo JMS que recentemente declarou no Fórum “Hospitais – Reforma do Serviço Nacional de Saúde”: «Temos que abandonar este nosso provincianismo e reconhecer que o nosso SNS é, na relação da qualidade, acessibilidade e custo per capita, o melhor do mundo». link 
Será que esta verdadeira maravilha, o SNS,  apenas se deve ao trabalho exclusivo dos médicos? 
Quanto às demais trapalhadas proferidas pelo senhor bastonário da OM sobre a qualidade do curso da ENSP e a carreira dos AH não merecem comentários.