segunda-feira, agosto 28

Debater a Saúde

Há um debate em curso no interior da solução política que apoia o governo do PS que diz respeito à política de saúde. Embora haja no governo quem desejasse que esta discussão não se realizasse - veja-se o silêncio que transpira do lado da direcção do PS -, a verdade é que nem tudo é orçamento do Estado. Não sei se alguém já viu o diabo fugir da cruz, mas deste debate o PS está a fugir. 
A política de saúde, e o seu principal instrumento, o SNS, chegou a uma situação em que a inacção governamental está a fazer dele uma velha senhora com todas as suas virtudes mas também com todos os vícios que não abandonou quando era mais nova. Por exemplo, de tratamentos que já podiam ter sido substituídos por outras medidas se tivessem percebido a tempo que nem tudo tem de chegar à ponta do bisturi ou ao balcão da farmácia mais próxima. 
Este está a ser o défice mais emblemático deste governo e aquele que irá ficar como a sua mais grave omissão, porque está sem iniciativa que se veja e sem vontade política para mudar. 
Cipriano Justo link

Etiquetas: