sábado, janeiro 13

Conversa fiada

Não só da parte do Governo, mas também seguramente dos partidos da Assembleia da República, estão criadas as condições para se abrir o debate", afirmou Adalberto Campos Fernandes aos jornalistas, em Coimbra. 
Para isso, sublinhou, é necessário que haja "um entendimento, uma conversa o mais alargada possível" na sociedade portuguesa, numa altura em que a Lei de Bases "está a fazer 27 anos", enquanto o Serviço Nacional de Saúde (SNS) completa 40 anos em 2019, acrescentou. 
"É preciso conversar à volta de uma lei que sirva o Estado, que sirva a República e que, sobretudo, sirva o interesse dos cidadãos", acrescentou. 
DN o6.01.17 
 Não, a altura não é para mais conversa, como defendeu hoje o titular da pasta da saúde, a propósito da necessidade da revisão de Lei de Bases da Saúde. Vindo de quem vem, habituou-nos a que não passaria de mais conversa fiada. Porque, geralmente, noventa e nove em cada cem conversas têm o destino marcado, aumentar o caudal de saliva cujo objectivo está antecipadamente fixado: escorregar pelo esófago abaixo. Uma vez que anunciou a constituição de uma comissão para aquele efeito, cuja responsável até já foi dada a conhecer, a única coisa útil que tem a fazer é produzir o despacho que dê enquadramento legal àquela comissão para que possa começar a trabalhar. E dada a altura em que foi dada a conhecer a intenção, a decisão já está atrasada, muito atrasada. Fica, finalmente, um aviso aos pescadores de arrasto: quem for apanhado a pescar aquele produto impróprio em política que responde pelo nome, umas vezes de consenso, outras, de consenso alargado, já sabe que vai ter uma vida ainda mais difícil pela frente. Porque o produto há-de chamar-se escolha entre o espírito de 1990 e o espírito de 2018. 
 Cipriano Justo in facebook link

Etiquetas: