quinta-feira, novembro 10

Avaliação dos HH do SNS (II)


O estudo em causa, "Avaliação da eficiência e da qualidade em Hospitais EPE e SPA ", deve ser visto grande cuidado. A forma como os diversos indicadores são agregados tem óbvias implicações para os resultados.

Além disso, nada nos diz sobre se de facto SA/EPE ou SPA são melhores - pois não é estabelecido claramente o ponto de partida. Se os hospitais SPA que surgem com melhor indicador neste estudo também tivessem melhor indicador há dois anos atrás, mas apresentem uma menor evolução, em termo de melhoria, que os SA, então a conclusão inversa seria tirada.

Não estou a afirmar que seja este o caso, apenas que o estudo deve ser analisado com cuidado.

Mesmo para a utilização de indicadores desta natureza, há metodologias que levam a uma melhor construção do índice. Veja-se o excelente exemplo do estudo de Jorge Simões, Retrato Político da Saúde, que constroi um índice de ponderação com cuidado. Aliás, esse trabalho nem é referenciado no estudo, ou por ignorância da sua existência ou por outra razão qualquer.

Antes de embarcar em conclusões que sejam simpáticas para as percepções que uns tenham, há que ter a honestidade de perceber as limitações do estudo.

Fora esses aspectos, o estudo fornece um conjunto de informação bastante útil, que poderá servir de base para análises mais trabalhadas.
lisboaearredores
(link)Avaliação da eficiência e da qualidade em Hospitais EPE e SPA

Etiquetas:

5 Comments:

Blogger tonitosa said...

Estamos numa fase rica da nossa reflexão sobre os problemas do país e neste particulatr sobre os problemas da Saúde. Assim, todos os estudos são bem vindos pois contribuem inquestionavelmente para enriquecer o debate em torno das reformas em curso.
Haverá certamente quem tenha forma diversa de abordar as questões e é dessa diversidade que se poderão retirar as principais linhas orientadoras para o novo modelo de gestão da Saúde.
Esperemos nomeadamente pelo relatório da Comissão presidida pelo Prof. Miguel Gouveia e também não se podem ignorar os dados disponibilizaods pela U. Missão dos HH SA's (ou então teremos que questionar a sua validade e a competência dos diversos fiscais únicos que acompanham a respectiva actividade).

11:26 da tarde  
Blogger xavier said...

O comentário do lisboaearredores é pertinente.
Mas a correlação que à primeira vista se estabelece é entre este indicador agregado (produção qualidade) e os indicadores utilizados no Ranking SA.
Neste a qualidade é aferida com base nos questionários que os doentes preenchem à saída do hospital. Todos sabemos como são enviesados estas avaliações.
A avaliação da qualidade proposta por este estudo baseia-se em indicadores mais fiáveis como a taxa de infecção hospitalar, n.º de reinternamentos.
Os indicadores utilizados e a sua forma de agregação parece-me correcta.
Para tirar conclusões sobre a performance dos hospitais, concordo, é necessária a sua utilização temporal para se estabelecerem comparações significativas.
As propostas de avaliação contidas neste estudo representam um significativo avanço, no meu entender, em relação à metodologia utilizada pela Unidade de Missão.

9:14 da manhã  
Blogger xavier said...

Tenho uma gravação electrónica do estudo da professora Giraldes "Avaliação da eficiência e da qualidade em Hospitais EPE e SPA."
Não consigo pô-la on line por falta de link.
Não percebo como é que a DGS não disponibiliza o acesso a este trabalho no seu site.
Continuamos a trabalhar mal.

Tal como o MB do DE refere, CC vai dispor a curto prazo de dois estudos sobre os SA.
Um oficial, encomendado pelo próprio ministro, outro da DGS que parece ter surgido um pouco contra a maré .

Vamos ver qual terá mais influência na política de CC.

9:29 da manhã  
Blogger xavier said...

Peço desculpa pelo meu engano.
O estudo "Avaliação da eficiência e da qualidade em Hospitais EPE e SPA."está acessível no Site da DGS.

9:40 da manhã  
Blogger xavier said...

link do estudo "Avaliação da eficiência e da qualidade em Hospitais EPE e SPA.":
http://www.dgsaude.pt/upload/membro.id/ficheiros/i007327.pdf

9:51 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home