quinta-feira, novembro 3

Tiros nos pés

Cândido Teles - Aveiro

A vida dá muitas voltas.
Estava na tropa em Moçambique quando se deu o 25 de Abril. Vim para Portugal em 1976. Entrei para a Administração Hospitalar em 1985.
Fiz os primeiros anos de tarimba nos Hospitais Civis de Lisboa. Tive a sorte de fazer o exercício do ano tutelado com um colega conhecedor do ofício, boa pessoa, justo, trabalhador, ponderado, exímio gestor de conflitos e honrado. Os únicos “pecados” que lhe conheci foram as cigarrilhas, que fumava umas atras das outras, e a leitura diária do Avante.
Tudo isto para dizer que devo muito aos colegas de profissão que respeito e admiro.

O Dr. Manuel Delgado, Presidente da APAH foi meu professor na ENSP.
Considero-o um profissional e lider associativo competente, um colega que admiro e por quem tenho estima.
Desde que CC é ministro, as coisas não têm corrido bem ao presidente da APAH. Um lampejo aqui, outro acolá, muito pouco quando tanto há a fazer.
Este último episódio da nomeação do irmão Luís Delgado é de bradar aos céus. Concordo com o grito de raiva e vergonha do Vivóporto. As coisas estão a começar a ficar fora de controlo.
Dá tristeza. Desânimo. Vergonha. Vontade de desacreditar.

Há umas horas, ao abrir a caixa do correio, dei com uma mensagem de uma AH do Porto. Apenas duas frases singelas a defender o MD. Ninguém gosta de ver um amigo enxovalhado. Há que ter a coragem de escrever à SaudeSA a protestar.
Ao que chegámos !
Combater os amigos. Maior tristeza náo há.

10 Comments:

Blogger ricardo said...

Xavier, não tenha pena.
Há sentimentos que só atrapalham.

11:42 da tarde  
Blogger saudepe said...

Não gostei deste post.
Por água na fervura não vem nada a calhar.
A situação é grave.
Quem será capaz de nos tirar deste filme ...

11:45 da tarde  
Blogger tonitosa said...

Já escrevi um pouco sobre esta nomeação para o Hospital D.Pedro. Continuo a não poder pronunciar-me sobre a pessoa nomeada, que não conheço. Pelos comentários que foram feitos fico, no entanto, com a ideia de que Luis Delgado, tal como o irmão e muitos dos comentadores do blogg, é AH. Ora, o que aqui tem sido acerrimamente defendido é a nomeação de AH's para os HH. Se, LD é AH, teremos que concluir que o que então se vem defendendo (a maioria dos AH's que vêm ao blogg) não é a nomeação de AH's para os Hospitais, mas sim a nomeação apenas de ALGUNS AH's para os Hospitais. Será porque na verdade há bons e maus AH's, integrando-se LD no 2º grupo?
Quem, como eu, não conhece LD gostaria de ver aduzidas razões concretas para se criticar esta nomeação. É que, até agora o que basicamente se tem evidenciado é o facto de LD ser irmão de MD. Mas é competente ou não (segundo a avaliação dos seus colegas AH's ou outros)?
PS.: Como sabem não sou AH e não conheço LD. E de MD apenas conheço as críticas, até algumas vezes ofensivas, impróprias de um alto dirigente, que fez aos Gestores nomeados por LFP e ao próprio Ministro. Não estou pois aqui a defender nem a atacar ninguém.

1:33 da manhã  
Blogger Clara said...

Gostei deste post do Xavier.
O fim do mundo não vai acontecer para já, esperemos.

Esta coisa das nomeações nunca correu bem.
Há que melhorar.
Mesmo com concursos há grandes injustiças.
Basta ver o que acontece com os concursos públicos para adjudicação de empreitadas, material de consumo clínico e medicamentos.
Era indispensável que CC deitasse cá para fora uma nova lei de gestão hospitalar.
Tenho uma secreta esperança que o MD e CC nos vão surpreender.

A forma como o Xavier abordou este tema mostra porque é que que se está bem neste "sítio".
O prestígio deste blog vai continuar a crescer. Porque tem alma.
Um abraço aos AH.

9:05 da manhã  
Blogger helena said...

Voto de confiança ao Luís Delgado

11:18 da manhã  
Blogger ricardo said...

Um voto de desconfiança no Tonito SA.

2:27 da tarde  
Blogger helena said...

O Tonito SA mete-se onde não é chamado.
O Tonito SA podia-nos esclarecer que AH é que pôs na prateleira e em que circubstâncias é que perseguiu alguns dos nossos colegas.

2:39 da tarde  
Blogger xavier said...

Retirei o comentário do joaopedro devido à utilização, no meu entender, de agressividade excessiva e injustificável face ao tema em discussão.

8:51 da tarde  
Blogger ricardo said...

A nomeação de Luís Delgado é de lamentar.
É uma decisão insensada desprovida de inteligência.

10:44 da tarde  
Blogger tonitosa said...

Pois é, Xavier e comentadores de boa-fé,
Como se vê é difícil ter-se uma opinião sincera neste blogg. Eu não quero voltar à situação de ataque/contra-ataque. Estou farto de acusações sem nexo. Ao contrário de outros, o Tonitosa (e não tonito SA) colocou a questão fundamental relativamente ao Dr. LD: digam quais as razões porque LD não devia ser nomeado. E já agora digam-nos o que pensam dos outors membros do CA. Concretizem. Deixememo-nos de fazer insinuações, sobretudo no que tenha a ver com a relação familiar LD/MD.
Digam, concretizem, e não venham hipocritamente criticar MD, aqueles que noutros comentários o bajularam. Porquê? Acham que foram preteridos nesta nomeação para o Hospital D.Pedro? Digam-no. Digam: eu sou melhor, que LD, por isto e por aquilo, portantnto, devia ter sido "eu" o nomeado(a).
Claramente, o Tonitosa não é conhecido dos que dizem mal de si, pois se fôsse, teria que admitir-se que as acusações de ter perseguido AH's eram feitas de má-fé. Ou então fica aqui o desafio: digam quem e quando foi perseguido por tonitosa e em que hospital?
Enquanto o não fizerem ostentarão o rótulo de ALDRABÕES.
Mas afinal, parece que alguns comentadores ficam feridos de asa quando se dizem algumas verdades. E, curiosmante, até me parece que a maioria dos comentários concorda com a minha opinião: se LD é uma má escolha digam porquê?
Acabmos, afinal, no benefício da dúvida, no desejo de felicidades, no voto de confiança, etc.. Será que uma leitura cuidada e de boa-fé dos meus comentários não vai exactament nesse sentido?
E na óptica dos AH's (alguns) quais são as razões para considerarem LD uma má escolha?!
Ps.: Se ha aqui comentadores que estão à vontade par criticar ou apoiar MD e/ou CC e sua equipa, eu sou seguramete um de entre eles. E nem todos poderão dizer o mesmo!

1:22 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home