quarta-feira, abril 5

Alô, alô, HSM


Adalberto Campos Fernandes, presidente do conselho de administração do HSM, preparou uma surpresa para o ministro da saúde, António Correia de Campos.
Os utentes dos Centros de Saúde de Loures e Alvalade passaram a partir de hoje a poder fazer a marcação de consultas de especialidade no hospital de referência (Santa Maria) por via electrónica
(link)
Vamos esperar que a melhoria do acesso e atendimento das Consultas Externas do HSM surpreendam também os utentes .

4 Comments:

Blogger tonitosa said...

Na verdade temos que modernizar os serviços. Temos que facilitar os procedimentos. Pelo que se constata, só em momento posterior o utente é informado, por telefone (campo de preenchimento obrigatório)da data da consulta. Esperemos que por esse facto as coisas não se COMplex(em) mais.
Há naturalmente um aspecto a ter em conta: quem não tiver Net, não tem acesso ao processo.
Esperemos que isto não se torne num negócio com "agências de marcação de consultas" onde os utentes sem net passem a recorrer e a "pagar" para qyue alguém lhes marque as consultas.
Se, como se diz, o sistema pressupõe indicação do médico do CS ou particular, então no caso dos CS seria de esperar que o próprio CS fizesse a marcação da consulta no Hospital.

12:53 da manhã  
Blogger ricardo said...

A representação do poder tem destas subtilezas.
CC encena a surpresa.
O presidente diligente apresenta o novo brinquedo.
Não está em causa a vantagem da marcação electrónica das consultas dá especialidade. Ela representará um avanço se o resto for organizado. Nomeadamente a atribuição de médicos de família.

A notícia tambémpouco diz sobre os recursos envolvidos: selecção do sistema informático, pessoal, custos.

A relação de CC com o HSM faz-me lembrar a relação do anterior ministro LFP com o Centro Hospitalar do Alto Minho.

9:16 da manhã  
Blogger tambemquero said...

Exemplex
A iniciativa surgiu uma semana depois de o Governo ter apresentado a marcação electrónica de consultas hospitalares nos centros de saúde como uma das principais medidas no âmbito da reforma do Estado.
agência lusa

10:18 da manhã  
Blogger tonitosa said...

Tanto quanto sei, o projecto de marcação de consultas via net não é novidade deste governo. Aliás o CA anterior do HSM já vinha amadurecendo a ideia. Mas muito menos é coisa para se fazer "numa semana"! Reconheça-se de qq modo o mério de ACF nas mudanças introduzidas. Além do mais o CA do HSM tem se sabido rodear de técnicos conhecedores e experientes e isso é também meritório.
Qualquer dia teremos o pagamento de taxas moderadoras via multibanco. E será mais um feito inédito. No entanto já houve casos de hospitais SA's que iniciaram o pagamento por multibanco de dívidas dos utentes tendo previsto a generalização dessa "facilidade" quer no pagamento imediato quer de facturas remetidas para o domicílio.
Houve mesmo um SA que fez os concursos de aquisição de material de consumo clínico com recurso à Internet, nomeadamente a apresentação de propostas. Eram assim esses ignorantes gestores SA's! E há mais coisas, que agora aparecem como novidade mas que há cerca de dois anos alguns se atreveram a implementar.
O joaopedro "põe o dedo na ferida". O problema não é marcar a consulta. O problemas é ter a consulta.
Se o médico está de baixa...
Se o médico foi a um congresso na Tailândia...
Se o médico tem provas académicas...
Se o médico está de férias...
Se o médico foi jogar golfe no fim de semana e chega mais tarde...
Lá se vai a consulta.
E o doente voltará mais tarde cheio de fé de que "desta vez é que é". Será?

6:20 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home