Novas Tecnologias
Consulta por Computador
Dona Rosa foi atendida no Centro de Saúde de Alvalade e marcou consulta para o hospital de Santa Maria por computador.
Quando chegou a casa a neta alertou-a para a mensagem do telemóvel a confirmar a consulta para dali a um mês.
No dia marcado, manhã cedo, Dona Rosa apanhou o táxi para Santa Maria.
Disseram-lhe que não precisava de tirar senha porque tinha consulta marcada por computador.
Na salinha bafienta, a abarrotar de utentes, sentou-se numa cadeira desengonçada, cedida por um jovem brasileiro.
Esperou..., esperou..., entretida a ver o vai e vem das enfermeiras.
Horas passadas, farta de esperar, decidiu perguntar à senhora do guichet pela sua consulta do computador.
Possivelmente, distraída, deixara passar a vez. Ouvia mal. Teria adormecido ?
Informaram-na que o médico especialista telefonara a meio da manhã a comunicar a baixa. Logo que possível, o hospital comunicar-lhe-ia a data da nova consulta.
Cansada, arrastou-se, pés inchados, para a fila dos táxis.
O Governo não incluira nas 333 medidas do Simplex a marcação de táxi por computador.
Quando chegou a casa a neta alertou-a para a mensagem do telemóvel a confirmar a consulta para dali a um mês.
No dia marcado, manhã cedo, Dona Rosa apanhou o táxi para Santa Maria.
Disseram-lhe que não precisava de tirar senha porque tinha consulta marcada por computador.
Na salinha bafienta, a abarrotar de utentes, sentou-se numa cadeira desengonçada, cedida por um jovem brasileiro.
Esperou..., esperou..., entretida a ver o vai e vem das enfermeiras.
Horas passadas, farta de esperar, decidiu perguntar à senhora do guichet pela sua consulta do computador.
Possivelmente, distraída, deixara passar a vez. Ouvia mal. Teria adormecido ?
Informaram-na que o médico especialista telefonara a meio da manhã a comunicar a baixa. Logo que possível, o hospital comunicar-lhe-ia a data da nova consulta.
Cansada, arrastou-se, pés inchados, para a fila dos táxis.
O Governo não incluira nas 333 medidas do Simplex a marcação de táxi por computador.
joão pedro
4 Comments:
A grande vantagem da NOVIDADE apresentada pelo HSM (www.hsm.pt - marcação de consultas)é que TODO O MUNDO PODE SIMULAR E SABER QUANTO TEMPO DEMORA A MARCAÇÃO DE UMA CONSULTA PARA AS VÁRIAS ESPECIALIDADES - deixou de ser segredo dos Deuses hospitalares ou dos dos CS.
Será que iremos ter um novo ranking?
Será que temos capacidades / coragem para mater tão evoluida transparência?
Santa Maria é a jóia da coroa.
Está acima, muito acima de todas e quaisquer críticas.
Há falta de informação:
-Expectativa na redução das faltas às consultas por parte dos doentes;
- Custos deste programa;
- Como foi seleccionado o programa informático.
esperemos pelos resultados.
Inveja ?
O MS monta todos os dias operações de marketing, trata-nos como se fossemos parolos, e depois os invejosos somos nós !
Tanto quanto sei, o projecto de marcação de consultas via net não é novidade deste governo. Aliás o CA anterior do HSM já vinha amadurecendo a ideia. Mas muito menos é coisa para se fazer "numa semana"! Reconheça-se de qq modo o mério de ACF nas mudanças introduzidas. Além do mais o CA do HSM tem se sabido rodear de técnicos conhecedores e experientes e isso é também meritório.
Qualquer dia teremos o pagamento de taxas moderadoras via multibanco. E será mais um feito inédito. No entanto já houve casos de hospitais SA's que iniciaram o pagamento por multibanco de dívidas dos utentes tendo previsto a generalização dessa "facilidade" quer no pagamento imediato quer de facturas remetidas para o domicílio.
Houve mesmo um SA que fez os concursos de aquisição de material de consumo clínico com recurso à Internet, nomeadamente a apresentação de propostas. Eram assim esses ignorantes gestores SA's! E há mais coisas, que agora aparecem como novidade mas que há cerca de dois anos alguns se atreveram a implementar.
O joaopedro "põe o dedo na ferida". O problema não é marcar a consulta. O problemas é ter a consulta.
Se o médico está de baixa...
Se o médico foi a um congresso na Tailândia...
Se o médico tem provas académicas...
Se o médico está de férias...
Se o médico foi jogar golfe no fim de semana e chega mais tarde...
Lá se vai a consulta.
E o doente voltará mais tarde cheio de fé de que "desta vez é que é". Será?
E como vamos de listas de espera? Será que a marcação de consultas via internet contribui para a sua redução?
Até me apetece dizer: Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores e por alguns bloguers,. Perdoai-lhes porque ... eles sabem bem o que fazem. O patrão está atento!
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