quarta-feira, julho 26

CC, força com os hospitais !


De uma assentada, o guidobaldo pôs o dedo em várias feridas.
O ambiente hospitalar, que dadas as suas condições únicas devia servir de laboratório para a preparação de medidas a implementar no ambulatório (em relação à dispensa/aquisição de medicamentos), está, há vários anos, em roda livre e tem sido palco de múltiplas atrocidades.
É nos hospitais que CC tem que mostrar o que vale, pois como muito bem diz o guidobaldo, aí não há desculpas (e, a "malvada" ANF, para já, ainda não chegou as patas à farmácia hospitalar...)!
Força, CC!... Aguarda-se com redobrada expectativa a chegada da sua tão propalada firmeza ao sector!
Vladimiro Jorge Silva

4 Comments:

Blogger Peliteiro said...

Em ambiente hospitalar há a Ordem e os Sindicatos Médicos, esses sim, verdadeiros lóbis que CC nunca teve coragem de enfrentar.
Por isso a firmeza é apenas aparente, como numa prótese peniana, não existe de facto.
As Farmácias, as comissões e sub-comissões disto e daquilo, os próprios administradores hospitalares não mandam nada - quem manda são os médicos, tudo lhes é permitido, e quem os afronta (como diria JCoelho) leva!

Esta é que é a verdade, enquanto isso não mudar, enquanto não se estancar a voracidade de uma grande parte dos clínicos não descerá a despesa com medicamentos, com meios auxiliares de diagnóstico, com equipamentos, etc, etc.

[Porque não há médicos comentadores assíduos no SA ?
Até há farmacêuticos...]

12:22 da manhã  
Blogger HMR said...

Posto o que acabei de ler, resta-me pedir a alguns administradores que continuem a ter "assomo de coragem realizadora".

alensul

12:58 da tarde  
Blogger Peliteiro said...

O Saude SA é um blogue excelente, visito-o todos os dias e todos os dias aprendo.
Mas falta-lhe a participação de um grupo profissional importantíssimo: os médicos. Não se pode discutir Saúde sem ouvir os médicos, sem os compreender, sem os conhecer.

A interpelação do Sr. Dr. Pires tem como mérito dar-nos uma imagem da classe médica em Portugal, do seu pensamento, do seu posicionamento em relação às outras classes profissionais, em relação aos doentes, às políticas de saúde, ao Orçamento do Estado e mesmo em relação às evidências científicas. É com médicos como o Sr. Dr. Pires que o Governo tem que mostrar se a sua firmeza é real ou encenada.

Os médicos, para o bem e para o mal, são o centro de qualquer sistema de saúde, é um facto, são, consequentemente, a principal origem de despesa, eventualmente também de desperdício, e é por isso que Correia de Campos não poderá adiar eternamente decisões relacionadas com a racionalidade e o controlo da prescrição de medicamentos, do recurso a meios auxiliares de diagnóstico, das aquisições de equipamentos, com a promiscuidade público-privado, com a duplicação e ineficiência de serviços, com a gestão de horários e utilização de horas-extraordinárias, assim como, noutra área, a conformidade na atribuição de baixas e atestados médicos.

11:33 da tarde  
Blogger Vladimiro Jorge Silva said...

Há comentários tão chocantes que nem deviam merecer resposta. No entanto, confesso que não me consigo aguentar... diz o Lpires52 que "Sem querer ser egocêntrico, digo mesmo, que, os médicos são o centro de um sistema de saúde."
Meu caro, tenho uma novidade para si: é a Terra que gira à volta do Sol e não o contrário. E o "centro de um sistema de saúde" são os doentes e não os médicos...!
Já agora: lamento, Lpires52, mas se eu precisar de tomar um qualquer medicamento prescindo muito mais depressa dos seus egocêntricos serviços do que dos dos farmacêuticos que o conceberam!
É absolutamente preocupante saber que há quem tenha opiniões destas e que, pior que tudo, dá-se ao trabalho de as divulgar publicamente!

9:33 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home