sexta-feira, novembro 17

Saudades da Missão SA



Os Conselhos dos maiores Hospitais EPE de Lisboa defendem a criação de uma estrutura coordenadora "para funcionar como um comité de acompanhamento, dar orientações, consolidar boas práticas e partilhar experiências com bons resultados” (Adalberto Campos Fernandes). O modelo de gestão empresarial, sendo ainda recente, deve merecer um acompanhamento e uma coordenação centralizada (Manuel Delgado). link

Cada vez percebo menos.
Sempre pensei que a autonomia era uma aspiração legítima dos hospitais. E que a intervenção da ex-Unidade de Missão dos HH SA contituia uma "centralização castradora". Fico, pois, surpreendido com estas queixas de abandono e reivindicação de protecção tutelar.
Acho muito bem que CC não vá na conversa desta tropa. O que é necessário é dar cada vez mais autonomia aos hospitais em função dos resultados apresentados. E cada um que aprenda a fazer pela vida.

4 Comments:

Blogger coscuvilheiro said...

Isto só vem dar razão ao Santana Lopes.

A política de Saúde que estava aser seguida era a correcta.
A demissão do Sampaio foi um precauço.

Correia de Campos, nesta perspectiva, é um remendo para assegurar a continuidade.

2:13 da manhã  
Blogger saudepe said...

"Centralização Castradora" foi assim que CC qualificou a Unidade de Missão dos Hospitais SA.

Após a extinção da UM algns Conselhos de Administração consideram-se abandonados.

Será que CC depois de ter admitido a construção de um novo Ranking dos Hospitais irá ceder também a esta pressão dos CA de determinados hospitais ?

A ser assim porque não chamar de novo o Mendes Ribeiro para o comando da nova Missão EPE.

Para que a ninguém restasse dúvidas que a política de continuidade da Saúde está a ser zelosamente assegurada.

1:15 da tarde  
Blogger helena said...

Se o Adalberto pediu é mais do que certo que CC irá dar.

1:59 da tarde  
Blogger tonitosa said...

Caras e Caros colegas "bloguistas",
Alguns de Vocês devem lembrar-se do(bastante) que escrevi sobre a UM HH SA's. Por mais do que uma vez me referi aos seus defeitos e às suas virtudes. E, se bem me lembro (o meu maior respeito pela memória de VN) cheguei a referir-me a tentativas de intromissão da UM SA, designadamente na área de RH, com um despacho ilegal do próprio LFP (cotra os estatutos dos HH SA's). Por outro lado, creio também ter escrito que haveria de surgir uma UM para HH EPE's.
Será que tinha razão?
Mas o que me espanta no meio de tudo isto é que tenham sido os superes-sumo dos gestores que estão em funções a dizer necessitar de uma estrutura coordenadora porque o modelo de gestão empresarial "deve merecer um acompanhamento e uma coordenação centralizada".
Terá mesmo Manuel Delgado dfendido esta ideia?
Oh, meus amigos, lembram-se de quando MD criticava os gestores SA chamando-lhes nomes? Lembram-se de MD criticar o facto dos gestores dos SA's terem frequentado uma acção de formação no início dos seus mandatos?
Se o que se lê é verdade, então com toda a mágoa o digo: PORRA...É DEMAIS!

1:23 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home