sexta-feira, dezembro 15

Medicamentos Mais Caros em Portugal


No Fórum da Indústria Farmacêutica, CC veio nos dizer, com base num estudo do Infarmed efectuado aos 54 medicamentos mais vendidos em volume e em embalagem, que, por incumprimento da lei, os preços dos medicamentos em Portugal eram, em média, 40% mais elevados que o comparador . link

Já em Maio de 2005, a ANF acusava o governo de não fazer cumprir a lei e que este incumprimento, no ano anterior, tinha custado aos doentes mais 28 milhões de euros e ao Estado (contribuintes) 20 milhões. link
Na sequência deste estudo, a ANF entregou na Procuradoria-geral da República um dossier link sobre a formação dos preços dos medicamentos em Portugal.
link

Afinal de que se queixa o Ministro da Saúde?
Será que aos utentes do SNS e aos cidadãos contribuintes não lhes assiste o direito de processar o Estado por negligência?

8 Comments:

Blogger Clara said...

Quer dizer: O Estado no seu melhor.
Quando toca a desperdício, o estado faz bem.

12:28 da manhã  
Blogger Peliteiro said...

João Cordeiro é que devia ser Ministro da Saúde.

12:39 da manhã  
Blogger ricardo said...

O que é que o Infarmed anda a fazer?

Não cabe ao Infarmed accionar o mecanismo legal de controlo dos preços excessivos?

12:53 da manhã  
Blogger tambemquero said...

Este é um dos graves males do nosso país: O não cumprimento da lei.
Com o Estado a dar o exemplo.

Realmente é caso para perguntar: Mas o que anda a fazer o Infarmed.

Um Bom Natal e um Bom Ano para todos.

1:15 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Como um dia disse Adriano Moreira, é incrível a capacidade que todos nós temos de nos surpreendermos com aquilo de que estávamos à espera... CC não levou nenhuma novidade ao FIF. Tudo o que agora se disse já é do conhecimento de todos os intervenientes do sector há anos!
Já agora, aproveito para recordar o célebre debate entre CC e João Cordeiro, em que este último concretizou duríssimos ataques a CC a propósito desta mesma questão, citando inclusive despachos de CC enquanto Ministro da Saúde do governo então já demissionário de António Guterres.
É curioso verificar que todas estas questões, concreta e publicamente colocadas em directo na TV para todo o país, foram removidas com a esponja invisível do esquecimento mediático e CC aparece agora como lutador contra um problema de que, segundo JC disse na altura, o actual MS é um dos principais culpados.
E o mais notável é que CC nunca se defendeu adequadamente daquelas acusações... simplesmente esperou uns mesitos e virou o bico ao prego!

11:10 da manhã  
Blogger Clara said...

A maioria das propostas de descomparticipação de medicamentos do Infarmed são por : «após a decisão de comparticipação não iniciaram a sua comercialização no prazo de um ano.»

2:28 da tarde  
Blogger tambemquero said...

Será que o novo Procurador Geral da República irá também dar andamento a este processo.

Ou será que este processo não interessa, não convém !

Também, ao que parece, não há mais Marias Josés Morgados.

2:52 da tarde  
Blogger Clara said...

Segundo as anteriores regras do Comparador,o preço dos medicamentos não devia ser mais elevado que o preço mais baixo dos países de referência França, Itália e Espanha.

Entretanto o comparador foi modificado passando o preço dos medicamentos a ser aferido em relação à média dos países de referência: Itália, França, Espanha e Grécia.

Não está provada as vantagem desta alteração.

O mistério está em saber porque não é executada esta regra de controlo dos preços dos medicamentos .

Se este mecanismo jurídico demonstra dificuldades na sua exequibilidade prática, porque não foi proposta a seu melhoramento ou alteração?

Andamos todos a pactuar com esta marmelada .

É realmente surpreendente a desfaçatez, a lata, com que CC se apresenta num Congresso a querer virar o bico ao prego sobre esta matéria como diz o Vladimiro.

E os pobres dos utentes a pagar mais pelos medicamentos por causa da incompetência, para não lhe chamar outra cois, dos nossos responsáveis da Governação.

Lata tem também o secretário de estado, Francisco Ramos, ao elogiar demoradamente a Indústria pelo seu "empenho na defesa dos interesses nacionais" no programa "Haja Saúde" .

Com Governantes assim, estamos feitos.

5:26 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home