quarta-feira, outubro 31

Valeu a Pena

1 Comments:

Blogger e-pá! said...

O combate ao deficit é, por assim dizer, a galinha dos ovos de ouro de qualquer Governo.
Pode anunciar-se ideias, grandes investimentos, reformas, isto é, revelar uma grande dinâmica governativa, mas não se faz ou não se pode fazer ... por causa do deficit.

Se o deficit já está nos valores esperados, não faz mal, mas também não se pode alterar nada, porque é cedo, será preciso consolidar.
E asssim, sucessivamente...

Por outro lado, houve tempos que a retoma económica se baseava, num espantoso e espalhafatoso e terriifico "choque fiscal".
Depois, chocaram na primeira esquina o deficit e lá subiu o IVA, o IRS e IRC (assim, assim - é preciso não castigar muito as empresas).

Nenhum partido político, nenhum candidato a 1º. ministro conhece a situação económica e financeira do País. É sempre surpreendido quando chega ao Governo. E vai daí, sente-se autorizado a rasgar as promessas eleitorais, para se dedicar ao deficit.

Todos temos a sensação que as coisas, em Portugal, quando sobem, nunca mais descem ( até, porque, a MF Leite não deixa!)

Esta perseguição do deficit vai, pelo menos, durar uma geração...a "azucrinar" os cidadãos:
- vai servir de desculpa para 3 legislaturas;
- vai, em igual número de legislaturas, esfolar-nos nos impostos;
- vai, acabar com estes resquícios sociais, oriundos do PREC e hoje - absolutamente! - demodées;
- vai induzir que qualquer cidadão tenha receio de ser FP, e ser publicamente acusado de causador da despesa pública;
etc.

E, como happy end, virá um governo com os cofres carregados de euros e, pasme-se!, quando vai anunciar uns bónus, já ninguém habitará por cá.
Então, este Governo (finalmente satisfeito?) fará uma tounée pelo Mundo, a divulgar o método, numa inesgotável série de conferências.

"Fighting against déficit:
- A government without debt in a country without citizens."

6:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home