sábado, maio 3

MCSP


Em busca do prestígio perdido
Constantino Sakellarides, link pondera o convite para presidir ao Conselho Consultivo (CC) da MCSP. Ana Jorge, tenta assim dar uma mãozinha ao comprometido projecto de reforma dos cuidados de saúde primários. link
Apesar das garantias que não deixará de salvaguardar, perspectiva-se uma missão de elevado risco para CS. E já vimos como o primeiro ministro, José Sócrates, costuma premiar a coragem e dedicação dos seus colaboradores.

8 Comments:

Blogger e-pá! said...

COMING HOME

O "regresso" do Prof. Constantino Sakellarides, ao "ambiente" do MS, mesmo que por convite formal de Luis Pisco, é, um facto, interessante, para não dizer, curioso.
Poderá dizer pouco aos mais novos, nomeadamente aos protagonistas no terreno das USF's.
Mas para quem anda nisto há muito tempo, para quem conhece as "guerras" da DGS, do Observatório Português dos Sistemas de Saúde, da ENSP, este episódio, no mínimo, faz-nos sorrir.
Mostra as dificuldades porque, eventualmente, está a passar Luís Pisco, na prossecução da Reforma dos CSP.
Não posso deixar de observar estas alterações (legitimas sem dúvida), como o correr do pano de boca do ex-consulado CC e, também, o aproximar da ribalta de novos autores.
Para mim, que não adivinho o futuro, nem sou cínico, o foco de luz, andrá pela ribalta e poderá estar à busca da "personna" JLBiscaia, remetendo para a penumbra, extinguindo da sua chama - L. Pisco.
Todavia, penso que a situação das ACES , em termos políticos, com ou sem Sakellarides, é irreversível. Integra-se na lógica partidária nacional (não só do PS!).

Digo isto, sem qualquer intuito desestabilizador, devendo ser consideradas como meras congeninações de um velho médico que andou por cá muitos anos..., quase tantos como o Prof. Constantino Sakellarides...

De facto, este episódio relembra-me um filme (já com "barbas"):

"COMING HOME
EUA, 1978, Drama, 126 min.
REALIZADOR: Hal Ashby
ACTORES: Jane Fonda, Jon Voight, Bruce Dern, Penelope Milford, Robert Carradine."

Como Jane Fonda estava jovem e bonita!....
.

12:51 da tarde  
Blogger tonitosa said...

Segundo noícia o jornal O Sol:
"A Inspecção de Saúde descobriu que, no Hospital de S. João, no Porto, estavam a ser feitas cirurgias estéticas, sobretudo reduções e aumentos mamários, a funcionárias do próprio hospital. São operações que o SNS não paga por serem consideradas um luxo. E a Ordem dos Médicos diz que a mesma situação se passa noutros serviços públicos hospitalares".

Qualquer dia teremos estas pessoas a serem mandadas para Cuba?!
E será que as utentes pagaram as tais taxas de punição?
E o CA do HSJ ignorava a situação?
Enquanto isto vale a pena perguntar: que resposta têm as mulheres vítimas de cancro da mama em matéria de "reconstrução" mamária?
Digam-me lá se, na verdade, este não é um MUNDO CÃO?!

1:05 da tarde  
Blogger naoseiquenome usar said...

De acordo com a notícia, o próprio fez questão de sublinhar que:
"(...) só faz sentido aceitar o lugar se não for para o exercer com rigor e objectividade”. :)

1:16 da tarde  
Blogger João Nóbrega said...

O Governo tem programa, não está a pedir para o fazerem.
CS é um Homem que já provou querer servir o SNS e o cidadão no sistema.
O meu apoio total ao espírito novo que se está à reforma do SNS. Só com os capazes se pode levar a cabo essa tarefa. Bem haja
JNobrega

2:06 da tarde  
Blogger O cavalinho da chuva said...

Como diz o e-pá que anda por cá há muitos anos - mas o Constantino também, é do tempo do Brandy - o rapaz Pisco é que não está em bons lençóis e agora vai à procura de um Conselho Consultivo ??? com umas aves raras e pergaminhadas para lhe defenderem o lombo. Olho por outro - é que na tentativa, se gorada, de fazer uma nova equipa pode queimar muitos jogadores.

3:34 da tarde  
Blogger Joaopedro said...

Quem tem o Pisco tem tudo.

Se para aguentar o Pisco é preciso ir buscar um quadro da categoria do Constantino Sakellarides?
Vou ali e já venho.
Sempre imaginei o CS para mais altos vôos.
Só se já alguém está a tentar queimar esta alternativa para depois de 2009.

8:27 da tarde  
Blogger tambemquero said...

O director clínico do Hospital de São João anunciou, este sábado, a abertura de um inquérito interno ao alegado favorecimento de funcionárias na realização de cirurgias estéticas. O director de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva do hospital já garantiu que não houve qualquer favorecimento. link

9:04 da tarde  
Blogger SOSNS said...

Estou com o comentador acima. Convites ? Só para Ministro da Saúde.

10:47 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home