domingo, fevereiro 15

RCE, SAM/SAPE


Vimos que o pacote de estímulos à economia dos EUA, recentemente aprovado pelo Senado, prevê um conjunto de incentivos para os utilizadores de registos clínicos electrónicos (EHR – electronic health records), a partir de 2010". link
«Por cá, apesar das dificuldades com a largura de banda, as hesitações nas escolhas das aplicações/registos clínicos electrónicos, reclamações de concursos, etc., estamos muito à frente dos EUA. Nos últimos 4 anos fizeram-se progressos enormes.
Hoje a grande maioria dos médicos de família e enfermeiros dispõem de registos clínicos electrónicos, prescrevem electronicamente, e dispomos ainda de aplicações no mercado desenvolvidas entre nós para cuidados de saúde primários.» Avicena

Sobre os sistemas SAM/SAPE, que servem de base aos RCE dos CS e de alguns HH, um estudo efectuado pelo Gabinete de Análise Económica (GANEC) da FEUL, aconselha à manutenção e desenvolvimento destes sistemas informáticos.
link link
As voltas que o mundo dá!
Quantas criticas ouvi à inoperacionalidade, obsolescência, necessidade urgente de substituição destes sistemas nos últimos anos.
Afinal…. A coisa parece ter conserto.
Veremos as contas no fim.

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger e-pá! said...

TRANSPLANT ROW OVER ORGANS FOR DRINKERS

• Alcohol abusers receive 1 in 4 livers
• Doctors 'can refuse to do operations'
...
by Jamie Doward and Denis Campbell
The Observer, Sunday 15 February 2009
link

ESte tipo de selecção negativa pode, em termos de sancionar comportamentos individuais prejudiciais para a saúde, estender-se muito além do alccolismo, e será, com toda a certeza, um problema ético prévio a anunciada (e já diferida) discussão pública sobre a eutanásia.

Já não falo dos problemas deontológicos para os médicos.

Sabendo que o "consumo actual" de bebidas alccólicas, ronda os 60 % da população, qual será a taxa real de casos de alcoolismo?
- Certamente que muitos portugueses...

Os RCE's, ainda, não nos permitem saber... julgo eu!

11:10 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home