Seminário
ACSS e Escola Nacional de Saúde Pública promovem um seminário no auditório do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, a 03 fevereiro, para debater modelo de financiamento hospitalar link
Temas de Saúde. Crítica das Políticas de Saúde dos XV, XVI, XVII, XVIII, XIX, XX e XXI Governos Constitucionais
1 Comments:
Como não pude estar presente neste interessantíssimo Seminário que se centrava na trilogia temática: Financiar, pagar, contratualizar em saúde, resolvi voltar a um assunto, de algum modo relacionado com o "pagar"...
O NHS paga £ 116 / hora às agências de recrutamento de enfermeiros, que retêm quase metade, como foi revelado...
in Telegraph.co.uk - Tuesday 03 February 2009.
by Rebecca Smith, Medical Editor
link
Dados fornecidos pelo Freedom of Information Act [1] mostram casos de agências de recrutamento de pessoal de saúde, que cobram entre um terço e metade da taxa horária, pela prestação de serviços, por turnos, de médicos e de enfermeiros.
As taxas horárias cobradas ao NHS para o staff não-clínico variam entre £ 113 para um contabilista, no Queen Elizabeth Hospital ( King's Lynn), a £ 157 por um senior manager em Tower Hamlets Primary Care Trust (Londres).
Se estas taxas fossem pagas a tempo inteiro durante um ano, seriam equivalentes a salários anuais entre £ 220,000 e £ 306,0000.
As taxas horárias para o corpo clínico variam entre £ 94 para um(a) enfermeiro(a) pagas no Oxfordshire Primary Care Trust a £ 188 por um médico anestesiologista (consultor) no Whipps Cross University Hospitals, em Londres.
Estes dados foram revelados em respostas fornecidas a membros do Partido Conservador.
Globalmente, os últimos números mostram o NHS gastou quase £ 800 milhões em agenciamento de pessoal, no período 2006-07.
Andrew Lansley, secretário da Saúde do Governo (sombra), declarou:
"Trabalho caótico e “arrepiante”, planeamento a curto prazo, tem de desapontar (desmotivar?) o pessoal do NHS. Alguma estabilidade para o pessoal seria o mínimo que teríamos de esperar dos bilhões que o Governo tem derramado no HNS.
É incrível que o pessoal contratado pelas Agências possa ser pago a taxas horárias tão altas quando, ao mesmo tempo, se reduzem empregos.
Isso é típico das situações restritivas que ocorrem no âmbito do presente governo trabalhista."
Um porta-voz do Departamento de Saúde, afirmou:
"O pessoal temporário tem, e continuará a ter, um papel fundamental para ajudar o NHS a responder às flutuações da procura de serviços e da disponibilidade de pessoal. Aumentar a qualidade, e para alcançar mais valias com o pessoal temporário é um aspecto importante no planeamento da força de trabalho do NHS.
"Estamos a gastar menos com o pessoal contratado às Agências, de ano para ano. O valor total da factura paga em gastos com pessoal agenciado reduziu de 5,5 % em 2003-04, para 4,2 % em 2004-05 a 3,5 % em 2005-06, 2,7 % em 2006-07 e 3,2 % no período 2007-08.
O NHS Purchasing and Supplies Agency desempenha um papel activo para obter uma baixa de custos e manter a qualidade através do desenvolvimento de acordos-quadro e de auditorias regulares às Agências.
O NHS Purchasing and Supplies Agency usa o poder de compra do NHS para negociar e pagar taxas mais baixas às agências.
A profissionalização do NHS foi criada com o objectivo de reduzir a dependência das agências comerciais, melhorando a qualidade do pessoal prestador e garantir uma melhor relação qualidade/preço".
[1] - Andrew Lansley afirmou que o estudo (Freedom of Information Act) foi um "voto de confiança” nos Conservadores...
Tradução libertina e ad hoc do comentador
Nota: A £ está praticamente em paridade com o €.
Bem.
Por cá, aparece uma portaria com uma tabela de preços/hora que, logo à partida, admite excepções, feita à revelia das leis da concorrência usadas para punir com onerosas multas quer a Ordem dos Médicos quer a Ordem dos Dentistas.
Por outro lado, temos a OM às turras com a Ministra da Saúde porque chamou mercenários aos médicos tarefeiros, quando ninguém conhece, ou ninguém se descose, nestes casos de disponibilização de pessoal à tarefa, qual a percentagem recebida pelo médico e pela agência fornecedora da "mão de obra".
Substancial a diferença de comportamentos nos dois Serviços Públicos de Saúde, em situações similares. No RU utiliza-se o poder de compra do NHS para negociar preços com as agências e a capacidade reguladora inerente a um serviço público para fazer auditorias às agências…
Da Av. João Crisóstomo, saí uma portaria, tabela-se preços com valores que não têm nada a ver com o mercado.
Depois pede-se desculpa. Afinal, era tudo a para fazer, … se possível.
Meros objectivos indicativos… para “inglês” ver!
"O campo vai deixando ao vencedor,
Contente de lhe não deixar a vida.
Seguem-no os que ficaram, e o temor
Lhe dá, não pés, mas asas à fugida.
Encobrem no profundo peito a dor
Da morte, da fazenda despendida,
Da mágoa, da desonra, e triste nojo
De ver outrem triunfar de seu despojo."
LVC, Lusíadas, Canto IV
Enviar um comentário
<< Home