quinta-feira, janeiro 28

OE/10, PPPs Saúde, encargos duplicam

PPP de Loures, 1.ª pedra, foto portal da saúde.
Em 2010 serão 328,6 milhões de euros para pagar em estradas e auto-estradas, um valor que supera os 243,5 milhões destinados às PPP na saúde e muito acima dos quase 143 milhões de euros destinados às concessões ferroviárias, que em 2010 vão significar um incremento de 61 por cento face ao custo que atingiram em 2009, segundo a versão preliminar da proposta de OE para 2010.
Os encargos com os projectos em parceria público-privada (PPP) no sector da saúde vão duplicar este ano face a 2009. A despesa em PPP na saúde prevista no OE/2010 ascende a 243,5 milhões de euros, mais 112 por cento do que em 2009, alavancada pelos novos hospitais que estão em fase de concurso e cuja construção está prevista arrancar este ano. Nesta situação encontram-se os hospitais de Vila Franca de Xira (em negociação final), Lisboa Oriental e Algarve (avaliação das propostas).
link
JP 26.01.10

Efeito de iceberg (poderá ser mais um incentivo à privatização) : Com a transformação dos Hospitais SPA em Entidades Públicas Empresariais (EPE) ou em Hospitais PPP, os encargos passam para fora do orçamento e para fora da dívida pública.

Artigos relacionados:
- "Parcerias de privados com Estado ultrapassam os 51 mil milhões até 2017"
link
- "Governo vai criar estrutura própria para acompanhar as PPP" link
- "PPPs Relatório 2009" link

dr feelgood

Etiquetas: ,

2 Comments:

Blogger Clara said...

A eng.ª Isabel Vaz num dos extremos da fila da frente parece muito pouco confortável, certamente descontente com os procedimentos (erros?) do protocolo.

A ministra da saúde, ao centro, com um look muito teenager, um tanto revivalista ao estilo "La plus belle pour aller dancer".

Sentados à direita, José Sócrates e o autarca de Loures, trocam cochichos sobre mais esta azeitada das PPPs.

1:53 da tarde  
Blogger cotovia said...

Excelente a Clara.
Eu também adoro esta foto.

1:58 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home