quarta-feira, junho 2

Demita-se (2)

Os dados recentemente publicados sobre as contas da Saúde (execução económico financeira do 1.º trimestre 2009) são devastadores: link

- SNS com um saldo negativo de 44 milhões de euros,
- Entidades EPE com um resultado líquido negativo de 177,7 milhões de euros (proveitos: decréscimo de 1%; custos: aumento de 4,2%, destacando-se uma subida de 10,5% das despesas relativas a “medicamentos”).
- Hospitais SPA registam um prejuízo de 2,2 milhões de euros (proveitos: - 26,3%; custos: -2,6%).
- Nos primeiros três meses deste ano, o SNS gastou 428 milhões de euros com produtos vendidos nas farmácias, mais 11,6 por cento.link

Face a esta situação, Ana Jorge terá achado oportuno sair-se com um discurso forte:
link
...
«Muitos dizem que o Serviço Nacional de Saúde é mal gerido. (se dúvidas ...)
Devo dizer que, como em tudo na vida, há bons e maus gestores no Serviço Nacional de Saúde. Mas recuso a ideia que muitos querem fazer passar de que o Serviço Nacional de Saúde é mal gerido.
Concordo que é preciso obter ganhos de eficiência no SNS.
Por isso, apostámos na legislatura passada na reforma dos cuidados de saúde primários.
Por isso, estamos a apostar na reforma da organização interna dos cuidados hospitalares, estando os trabalhos do Grupo Técnico na fase final.
E por isso estamos a melhorar os mecanismos de gestão integrada de recursos.
Ainda há poucos dias anunciei algumas das medidas que estamos a tomar para uma maior eficiência na gestão do Serviço Nacional de Saúde. »
...

Esforço vão.
As provas estão dadas. Os resultados falam por si. A incompetência desta governação tem sido um dos piores inimigos do SNS. Por isso, uma vez mais, lhe lanço o desafio: Demita-se. Dê oportunidade a quem sabe. Julgo ser este o melhor contributo que a senhora ministra, nesta altura, poderá dar à continuidade do SNS.

Etiquetas: ,

3 Comments:

Blogger Tavisto said...

Ministra defende melhoria na gestão do SNS

A ministra da Saúde, Ana Jorge, defendeu hoje que é necessário melhorar a gestão do Serviço Nacional de Saúde (SNS), mas alertou para as tentativas encapotadas de tentar acabar com o acesso universal aos cuidados de saúde.

É na eficiência da gestão do SNS "que mais se concentram aqueles que, não tendo coragem de assumir que querem acabar com o acesso universal aos cuidados de saúde, se escondem atrás de um conceito vago de livre escolha com o Estado a pagar", afirmou Ana Jorge.

Este discurso foi proferido no encontro "Segurança nos Cuidados de Saúde versus Sustentabilidade do Sistema de Saúde", organizado pelas quatro Ordens ligada à Saúde - Médicos, Enfermeiros, Farmacêuticos e Dentistas.

À margem do encontro, questionada pelos jornalistas sobre se o seu discurso era um ataque aos privados, Ana Jorge afirmou que "não foi um ataque a ninguém".

"Foi antes uma defesa daquilo que consideramos importante para o SNS", adiantou, lembrando que os privados são complementares ao Serviço Nacional.

"Os privados são benvindos para algumas áreas complementares como os cuidados continuados", realçou.

No seu discurso, Ana Jorge salientou ainda que "quem acha que os problemas do país se resolvem pondo em causa o SNS, não compreende o alcance do SNS como instrumento poderoso de coesão social".

"Nestes tempos difíceis a resposta é não desmantelar o SNS. A resposta deve ser mesmo reforçá-lo e sermos capazes de melhorar a eficiência da gestão do Serviço", defendeu.

A ministra da Saúde recusou a ideia que muitos querem fazer passar que o SNS é mal gerido.

"Muitos dizem que o SNS é mal gerido, mas devo dizer que, como tudo na vida, há bons e maus gestores no Serviço, mas recuso a ideia que muitos querem fazer passar que o SNS é mal gerido", afirmou Ana Jorge.

No entanto, a ministra defendeu que é preciso obter ganhos de eficiência e salientou que os profissionais de saúde têm hoje vários desafios no SNS.

Ana Jorge lembrou ainda que as 10 medidas tomadas recentemente para melhorar a gestão do SNS irão gerar uma poupança de 50 milhões de euros.n

Lusa



É bem verdade que os que querem destruir o SNS de tudo se servem para o denegrir. Não deixa porém de ser verdade que a Snrª Ministra, com a sua gestão desastrada, tem posto o SNS com a face a jeito.
É bem verdade que há bons e maus gestores no Serviço Público, mas é também verdade que, não separando o trigo do joio, a face do SNS é deixada a jeito.
É bem verdade que os profissionais do SNS, os que com ele se identificam, têm hoje vários desafios (redobrados, acrescento) para o manter de pé. Mas é também verdade que não chegam falas mansas para manter as tropas no terreno.
É bem verdade que algumas das 10 medidas recentemente aprovadas para melhorar a gestão do SNS são bem vindas. Não deixa porém de ser verdade ser necessário e possível, ir mais fundo como aqui foi apontado por Amorim.

12:17 da manhã  
Blogger Simplesmente Constança said...

Oito ou Oitenta

A ilustração do post é perfeita.
A incompetência política não tem fronteiras.
Para ser ministro de qualquer ooisa não basta vontade de aparecer.
CC, pecava pelo feitio abrasivo e competência a mais.
De repente caímos nesta situação de abelhinhas maias e défice de competência.

3:51 da tarde  
Blogger ochoa said...

Mas há mais!...

Apesar dos níveis do vírus terem descido na maioria dos países, a Organização Mundial de Saúde considera podem ocorrer novas vagas, para as quais os estados devem preparar-se.

De momento, mantém-se o alerta até meados de Julho, altura em que, segundo explicou a directora-geral da OMS, Margaret Chan, o Comité de Emergência fará uma nova avaliação da situação. link

JN 03.06.10

Neste caso tratar-se-à mais de uma vespeiro de incompetentes.

3:58 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home