sexta-feira, julho 16

S.João é o maior !

...
GHDê-me um exemplo de um hospital bem gerido. link

AJ – Olhe, por exemplo, o Hospital de S. João, no Porto. Lá trabalha-se como se costuma trabalhar nos Centros de Responsabilidade Integrada (CRI) e resulta. Neste local, como noutros, há uma gestão conjunta – com pessoas da área médica e pessoas da área da gestão – e faz-se um trabalho com o mesmo objectivo e para o mesmo fim, de equipa. Eu sinto que o papel dos administradores hospitalares poderia situar-se bem nesta área…

GHTem receio do futuro? Como vai ser o futuro?

AJ – Eu gostaria fundamentalmente que toda a gente entendesse o trabalho que está a ser feito, no sentido de salvaguardar o SNS. É bom que se saiba que se hoje o SNS faz sentido fará, no futuro, ainda mais sentido, porque a Saúde é sem dúvida algo sem a qual não se pode viver .
Nós construímos um Serviço Nacional de Saúde que conta já com 31 anos e penso que algumas das medidas que estão a ser tomadas, e outras que vão ter que ser consideradas, pretendem contribuir para a sua sustentabilidade. Muitas delas, no entanto não são passíveis de ser implementadas neste momento.
Os profissionais de Saúde tem, também, de ter consciência das posições dos serviços de saúde e agir em conformidade. Têm que perceber que alguns meios de diagnóstico não fazem sentido ser realizados e devem seguir as praticas comuns da Medicina e não fazer o que é desnecessário.

GH n.º 46, entrevista de Marina Caldas

Não haverá bons exemplos a sul, centro e oeste? Gostava de conhecer os critérios do ranking da senhora ministra. Posso imaginar.

nota: Depois de alguns meses de interrupção a revista GH está de volta, bisemanalmente.

Etiquetas: