quinta-feira, setembro 9

Atolado em dívidas...

“Em vésperas de orçamento”, a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica, decidiu fazer um ponto da situação, lembrando que o maior responsável pelas dívidas à indústria “é a sub-orçamentação sistemática das contas do Ministério da Saúde”.
João Almeida Lopes, presidente da Apifarma, deixou o recado: “era desejável que o ministério considerasse as contas reais da saúde em 2011 e inscrevesse necessárias”. Até porque, acrescentou, a actividade hospitalar cresceu no último ano “e isso tem de ser reflectido nas dotações orçamentais”.
Apifarma reclama uma dívida de 930 milhões de euros aos hospitais do SNS, calculando que, em média, os hospitais demorem cerca de um ano a pagar aos seus fornecedores.

O Ministério da Saúde desbloqueou a verba necessária para que a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte pague as dívidas às farmácias (cem milhões de euros).
Com esta primeira tranche (17 milhões), Fernando Araújo esperava que as farmácias acreditassem na boa fé do Estado e não insistissem na cobrança dos juros. O argumento convenceu a AFP, que manteve uma postura aberta ao diálogo com o Ministério da Saúde. Mas já nessa altura João Cordeiro, da ANF, tinha garantido não haver “negociações possíveis” e que a cobrança de juros seria mesmo para avançar este mês.

DE 09.09.10 (dia D)


Mete dó ver o nosso SNS, cercado, atolado em dívidas .


drfeelgood

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger Farmaceutico de Oficina said...

Não foram as Farmácias que rasgaram acordo com o Ministério!!! não é???

12:56 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home