sexta-feira, setembro 3

PPC, os liberais de pacotilha

cartoon antónio semanário expresso
ou a síndrome do “azar dos Távoras”…

…”O BCE reviu em alta as previsões de crescimento para 2010.
link (1,6 por cento (ponto médio do intervalo 1,4-1,8%, a comparar com a anterior previsão de um por cento)
O crescimento será impulsionado em especial pela Alemanha, cujo PIB deverá aumentar cerca de 3 por cento este ano, segundo o banco central alemão. PIB da zona do euro cresce por consumo e investimentos. Sinais de retoma dão alento a Wall Street. Os principais índices norte-americanos fecharam em alta pelo terceiro dia, com a economia a dar sinais de estabilização. Bolsas de Nova Iorque fecham em alta. O mercado accionista de Nova Iorque encerrou a valorizar esta quinta-feira, apoiado em dados económicos relativamente positivos de notícias associadas a fusões e aquisições. Wall Street dispara 3% em dia de euforia nos mercados. A China é um dos países emergentes com mais potencial de crescimento, e um dos maiores importadores mundiais. Os índices americanos viveram a melhor sessão em quase dois meses com a produção industrial no país e na China a suportar os ganhos. O Eurostat reviu hoje em alta o crescimento económico da zona euro e União Europeia no segundo trimestre do ano, em termos homólogos”…

Percebe-se agora o fogacho de Quarteira, na rentrée do PSD. Um acto falhado dominado pela percepção de que ou há eleições depressa ou já não será PPC a disputar as legislativas, em 2013 por parte do PSD. Depois da versão pós-moderna de revisão constitucional da república, conceptualizada por um monárquico o PSD, procurou corrigir o tiro com uma série de recuos e de lateralizações. Passada a fase do líder responsável, compungido e preocupado, que pediu desculpa aos Portugueses por ter de apoiar o PEC o PSD perdeu o norte face à ameaça do ressurgimento do resiliente José Sócrates e a “terrível ameaça” de uma inesperada retoma mais rápida e mais vigorosa do que aquilo que a frisa dos “velhos do Restelo”, auto-proclamados doutos pensadores, produtores da mais requintada doutrina e da mais sofisticada retórica propagandeavam.

Não há dúvida de que as coisas se começam a complicar muito para PPC e para a sua entourage neo-liberal. O primeiro a perceber isso foi Pedro Santana Lopes que pode ter muitos defeitos mas tem, reconhecidamente, instinto político.

Orwell

Etiquetas: ,