sexta-feira, outubro 8

Tomada de posse

do Presidente da Entidade Reguladora da Saúde

Lembrando que o sistema de Saúde português é um sistema «misto», com uma combinação de prestadores públicos e privados, Jorge Simões admitiu que «a fuga para o direito privado», em especial no processo de empresarialização dos hospitais, «ganhou terreno» e fez «abalar os alicerces do direito administrativo e do entendimento das missões do Estado». Por isso, a primeira razão para a necessidade da regulação na Saúde «consiste na protecção dos consumidores», frisou, defendendo que a selecção de patologias de acordo com critérios financeiros, a desvalorização da qualidade de cuidados e da segurança dos utilizadores, a «desvalorização de actos dificilmente mensuráveis nas área da promoção e prevenção da saúde» e o «desinvestimento na investigação e formação de profissionais» são riscos que exigem uma «intervenção preventiva», não podendo por isso «repousar num mero controlo a posteriori».
Para Jorge Simões, a criação da ERS foi, pois, necessária, sobretudo para contribuir para a garantia da «universalidade» e da «equidade» no acesso aos cuidados de saúde e para a sua qualidade.

Respostas «responsáveis»

Sem querer, para já, anunciar alterações à gestão da ERS — a definição da actuação da entidade caberá, como disse, ao conselho directivo e não «isoladamente ao seu presidente» —, Jorge Simões defendeu que é necessário que a reguladora encontre «as formas adequadas de comunicação» para que os cidadãos conheçam melhor a sua missão e actividade e possam sair do «labirinto» onde, por vezes, «se parecem encontrar sem que haja respostas claras e responsáveis» para as suas «questões e angústias».
«Daqui decorre que deve resultar, ainda mais claro, para os cidadãos o que compete a esta entidade, o que compete aos órgãos da administração pública, o que compete às ordens profissionais», acrescentou.
Manter o «percurso de independência», quer em relação aos governos quer em relação a entidades privadas com interesse no sector da Saúde foi uma «necessidade» manifestada por Jorge Simões. «Esta é uma marca que deve continuar a estar presente em toda a intervenção da ERS», acrescentou.

Doentes privados pagam «23% da despesa»

Jorge Simões sublinhou que uma parte significativa do financiamento na área da Saúde é oriunda do sector privado, «principalmente na forma de pagamentos directos pelos doentes», situando-se «em cerca de 23% das despesas totais». O novo presidente da ERS lembrou, a propósito, que o interesse dos principais grupos económicos no sector da Saúde em Portugal dirige-se, em particular, para a área hospitalar, a qual é, ainda, «claramente dominada pelo SNS».

«Reforçar a prestação de contas»

Para Jorge Simões, é necessário que a ERS mantenha e reforce, «se possível», a prestação de contas, desde logo perante os órgãos de soberania — Parlamento e Governo — e perante os cidadãos que «devem ter a noção clara de que a missão mais nobre da ERS é a de garantir o exercício dos direitos legítimos dos utentes do sistema de Saúde». De resto, para o novo presidente da reguladora, foi nesse sentido que foi criado, por diploma de 2009, o conselho consultivo, órgão de consulta e participação nas linhas gerais de actuação da ERS e nas decisões do conselho directivo.

tempo de medicina 11.10.10

Uma grande expectativa relativamente ao desempenho do novo presidente da ERS, uma decisão acertada (coisa rara) da senhora ministra da saúde.

Etiquetas: ,

1 Comments:

Blogger e-pá! said...

Na posse do presidente do CD da ERS penso ser de salientar a seguinte passagem [do discurso do Prof. Jorge Simões]:
"Manter o «percurso de independência», quer em relação aos governos quer em relação a entidades privadas com interesse no sector da Saúde ...".

De facto, cultivar dia a dia, caso a caso, essa reclamada "indepedência" que se mostra cada vez mais necessária nas entidades de regulação, é uma tarefa necessária para a Saúde mas, também, para todas as entidades reguladores em funcionamento por esse País.
Hoje, muitos portugueses depositam na capacidade de regulação dos diferentes sectores a vigilância atempada de inconformidades, bem como uma acção disciplinadora que incida sobre os mercados [ditos "livres"] que, como os tempos mais recentes [amargamente] nos revelaram, não são "auto-reguláveis". Longe disso!

7:37 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home