quarta-feira, fevereiro 9

PPP de Braga multada

«O hospital de S. Marcos, em Braga, foi responsável pelo encaminhamento indevido de 173 doentes para os hospitais do Porto, durante o mês de Agosto do ano passado. O Ministério da Saúde detectou e multou a empresa gestora do hospital em 273 mil euros. link

Em Agosto de 2009, os hospitais do Porto começaram a notar que o atendimento nas urgências a doentes vindos da zona de Braga estava a aumentar de forma inexplicável. Apresentaram queixa à Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN) que mandou fazer uma auditoria. Conclusão: os hospitais de Barcelos, Famalicão, Guimarães e Viana do Castelo enviaram 131 doentes para o Porto porque sabiam que o hospital de S. Marcos não tinha médicos nas urgências em muitas especialidades. A própria unidade hospitalar de Braga transferiu para o S. João, nesse período, 36 doentes.

Na sequência da auditoria da ARSN, o hospital de S. Marcos foi multado em 273 mil euros por falhas graves no funcionamento. Segundo a auditoria, faltam médicos na urgência em algumas especialidades, sobretudo aos fins-de-semana, feriados e durante a noite. O Estado pagava, por isso, a dobrar. Pagava a disponibilidade da urgência do S. Marcos e o atendimento nos hospitais do Porto.

Em comunicado, a Escala Braga garante que não existe, por parte do hospital, qualquer incumprimento do contrato de gestão e não compreende a aplicação da multa. Refere ainda que não é verdadeira a alegada falta de disponibilidade do serviço de urgência, não havendo falhas nas equipas médicas de serviço à urgência durante todos os períodos do dia, todos os dias do ano.
O S. Marcos assegura ainda que foram lançadas medidas de melhoria que compreendem o reforço do quadro médico, criação do pólo 2 de serviço de urgência e contratação de mais técnicos.

Desde 1 de Setembro de 2009, no âmbito de uma parceria público-privada, a urgência polivalente do S. Marcos, é gerida pela empresa Escala Braga, do grupo Mello Saúde, e é remunerada pelo Ministério da Saúde para estar disponível 24 horas por dia.»
IOL 09.02.11

1.º - Em primeiro lugar de salientar a qualidade e rigor jornalistico desta notícia do IOL.
2.º - Ao melhor estilo da gestão José de Mello Saúde os problemas desta PPP parecem ter começado cedo. Um rombo sério no resultado do exercício: 273 mil euros é dinheiro.

drfeelgood

Etiquetas:

6 Comments:

Blogger e-pá! said...

PPP'S à portuguesa...

De facto, as PPP's na Saúde são um "exemplo" de eficiência.
Tudo se resolve, tudo funciona, havendo um SNS por detrás...

É estonteante o vício de não correr riscos. Na verdade é fácil o êxito, o sucesso, o lucro, cavalgando o Estado, sentando-se à mesa do Orçamento da Saúde.
Depois, é vir para a praça pública gritar pelo "emagrecimento" do Estado [para os necessitados como é óbvio].
Um Estado anémico, tísico, paralítico nem vontade, nem proventos teria para ordenar auditorias e as PPP's viveriam mais descansadas. Não era?

Gostaria de salientar, ainda, o facto da ARS Norte ter decidido proceder a uma auditoria a este incumprimento assistencial. Começam a surgir indicios da vontade do parceiro Estado efectuar a fiscalização nesta área.
Resta aguardar pelo desfecho final e esperar que a contestação da Escala Braga não seja dirimida na opacidade dos gabinetes... sem consequências. Esta tem sido, também, uma prática "muito portuguesa"!

9:17 da manhã  
Blogger tonitosa said...

Receio bem que, como é habitual, o prevaricador venha contestar e no fim acabe por nada pagar. E até não admiraria que viesse exigir uma indemnização por danos!Ou não estivéssemos nós neste nosso Portugal de brandos costumes!

8:13 da tarde  
Blogger ochoa said...

A josé Mello Saúde a ensair os primeiros passos rumo a uma qualquer comissão/tribunal arbitral que reverta tudo a seu favor.

9:07 da tarde  
Blogger Rui said...

"Um rombo sério no resultado do exercício: 273 mil euros é dinheiro."
A mesma notícia aqui:
http://www.ver.pt/conteudos/verClipping.aspx?id=6779
diz que esse valor:
"272.883,82 euros que corresponde a 0,25% do valor da remuneração base anual da Escala Braga"
Fazendo regra dos 3 daria cerca de 109 M€/ano de financiamento
Na verdade, e segundo:
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1770106
"José Sócrates falava no fim da visita ao novo hospital de Braga, um investimento de 120 milhões de euros"

Ou seja, o financiamento do Hospital anual daria para construir um novo todos os anos...

9:33 da tarde  
Blogger tambemquero said...

Negócios pouco saudáveis

Parece que o grupo Mello contratou o gestor público link que fiscalizava o contrato da sua parceria público-privada no Hospital de Braga para trabalhar no hospital de Vila Franca de Xira, mais uma parceria. Boas práticas de captura em linha com o capitalismo mais avançado. É a vida de quem retira o Grupo Mello da gestão do hospital Amadora-Sintra, entregando-lhe como prémio pela má gestão novos hospitais. Parcerias público-privadas de duvidosa vantagem para o interesse público, mas com muitas vantagens para o interesse privado que assim coloniza um dos sectores mais apetitosos. Afinal de contas, uma responsável do Espírito Santo Saúde já tinha afirmado à RTP, em 2007, que “melhor negócio do que a saúde só mesmo a indústria do armamento”. Já agora, aproveito para recomendar este artigo de João Semedo e Sofia Crisóstomo link

João Rodrigues

10:51 da tarde  
Blogger xavier said...

Foi-nos enviado o seguinte COMUNICADO DE IMPRENSA

No seguimento da informação recentemente veiculada por alguns órgãos de comunicação social, que refere a alegada saída do actual Gestor de Contrato, que acompanha a actividade das entidades gestoras da Parceria Público-Privado do Hospital de Braga para a José de Mello Saúde , vimos esclarecer o seguinte:

- A referida notícia é completamente falsa e não tem qualquer fundamento, pelo que vimos negar veementemente as afirmações contidas na mesma a este propósito;

- Consideramos inqualificável que sejam publicadas notícias deste teor, sem qualquer tipo de fundamento ou confirmação prévia, e que apenas contribuem para a desinformação dos leitores.

Carnaxide, 11 de Fevereiro de 2011

Assessoria de Comunicação

1:32 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home