sábado, abril 23

Maternidade Alfredo da Costa: de mal a pior…

A Maternidade Alfredo da Costa [MAC] conseguiu exibir, publicamente, a imagem de um preocupante desvario orçamental. A insólita campanha de angariação de donativos para a instituição que, entretanto, foi suspensa link, não conseguiu “sossegar” os responsáveis desta unidade do SNS…
Refreado – ao que se supõe por intervenção do MS – este propósito de indigente peditório, eis senão quando, a Administração desta Maternidade aproveita o ensejo para lançar-se numa outra “aventura”, enveredando numa espiral de crescente insensibilidade [e de prevaricação], i. e., na senda dos co-pagamentos.

Hoje, foi notícia que este estabelecimento público pretende cobrar 350 euros aos casais que necessitem de esperma para tratamentos de infertilidade, situação integrada no Programa de Procriação Medicamente Assistida [Lei 32/2006 de 26 de Julho] link, onde no artigo 18º, capítulo II [Compra ou venda de óvulos, sémen ou embriões e outro material biológico], se determina: “É proibida a compra ou venda de óvulos, sémen ou embriões ou de qualquer material biológico decorrente da aplicação de técnicas de PMA”.
Isto é, a acessibilidade a este método de tratamento, em condições de equidade, aos casais a quem tenha sido efectuado o diagnóstico de infertilidade, é – como não podia deixar de ser - um imperativo ético do SNS ;

Aliás, “A não-comercialização e não-patenteamento de produtos biológicos humanos, sobretudo gâmetas (masculino e feminino), embriões ou sequências nucleotídicas, quer tenham ou não sido objecto de dádiva, pelo que deverá ser punida a venda de esperma, ovócitos e embriões humanos”, é uma das recomendações da Associação Portuguesa de Bioética sobre a Procriação Medicamente Assistida
link

Mas o ameaçador “empreendorismo” na captação de fundos, desenhado por uma Administração de uma instituição do SNS, parece não terminar por aqui. Anuncia-se um outro passo em frente nesta escalada: “A Maternidade Alfredo da Costa admite também passar a cobrar cerca de 740 euros para poder utilizar o esperma de seropositivos que pretendem ter filhos”.
link
Um sucinto comentário: Nas actuais circunstâncias sociais será difícil fazer pior!

As candentes questões:

O que se passa, de facto, a nível da dotação orçamental, com a Maternidade Alfredo da Costa?
As restrições orçamentais - subsidiárias do OGE/2011 - estão a pôr em risco a actividade assistencial da MAC?
Não teríamos o direito de saber?
Será esta a mesma unidade de saúde que teve a notável ousadia de abrir – em 2008 - o 1º Banco de Leite Humano em Portugal para suprir necessidades nutricionais dos seus recém-nascidos [de risco]?
O que está - neste momento - a passar-se na MAC?

E-Pá!

Etiquetas: , ,

4 Comments:

Blogger tambemquero said...

A ministra da Saúde revelou que os problemas da Maternidade Alfredo da Costa (MAC) podem ter solução com a integração do espaço hospitalar no Centro Hospitalar de Lisboa Central. link

1:51 da manhã  
Blogger e-pá! said...

Apostila

Um artigo no J Público de hoje link, levanta as primeiras pistas – trazidas à luz do dia pelos dirigentes desta Unidade – necessárias para a compreensão da “crise na MAC”… . A situação aí esboçada é deveras preocupante e rapidamente poderá tornar-se endémica contaminando toda a rede hospitalar do SNS…
A Ministra da Saúde ao preconizar a integração da MAC no Centro Hospitalar de Lisboa Central não resolve os problemas de fundo [que interessa escalpelizar].
Esta resposta é uma tentativa de dissolução dos problemas numa grande unidade e, de certo modo, o tentar abafar o incomodativo ruído dos últimos tempos… Uma solução de acordo com a mais recente tradição da João Crisóstomo - baralhar e dar de novo. Entretanto, salta a “eterna” justificação: “criar sinergias”

5:10 da tarde  
Blogger tonitosa said...

Mais um tiro de pólvora seca da Sra. Ministra. Então os problemas terão (podem ter) solução com a integração no CHLC?!
Se assim é, porque não fez a integração a tempo e horas?
Mais uma ação de propaganda em tempo de pré-campanha eleitoral!

5:25 da tarde  
Blogger tonitosa said...

Dada a "simpatia" com que no Saudesa tem sido tratado o temas das PPP (e em particular as da saúde) aqui fica um link que me parece interessante.

http://www.youtube.com/watch?v=9UcM_-5y6Qc

6:53 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home