terça-feira, julho 19

HH, o eterno problema

«Os hospitais demoram cada vez mais tempo a pagar aos seus fornecedores. Em média, olhando para os primeiros três meses de 2011, os hospitais empresa (EPE) demoravam 123 dias a honrar os compromissos financeiros, mas há instituições cujo prazo médio de pagamento (PMP) chega aos 400 dias: é o caso do Centro Hospitalar do Nordeste ou do Centro Hospitalar de Setúbal. link

O PMP tem vindo, aliás, sempre a crescer. No início de 2009, os EPE demoravam, em média, 88 dias a pagar. De acordo com os dados divulgados pela Direcção Geral do Tesouro e Finanças, relativos ao primeiro trimestre do ano, do total dos hospitais EPE, apenas oito pagam dentro do limite previsto na lei, ou seja, a menos de 90 dias.
Nos hospitais do sector administrativo do Estado (SPA), os resultados não são melhores. De acordo com os dados da Direcção Geral do Orçamento, mais uma vez, as instituições sobre a alçada directa do Ministério da Saúde ocupam os lugares cimeiros da lista dos serviços da administração directa e indirecta do Estado com prazos médios de pagamento mais alargados.

Para Pedro Lopes, presidente da Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares (APAH), os números agora divulgados são uma "inverdade", uma vez que os atrasos nos pagamentos acontecem porque a "tutela deve centenas de milhares de euros aos hospitais". De acordo com Pedro Lopes, os hospitais ainda não receberam da ADSE as verbas relativas aos últimos quatro meses de 2009 e a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) não transferiu o dinheiro dos últimos quatro meses de 2010. "Há um problema financeiro, de tesouraria. Enquanto não recebermos não podemos pagar", diz o presidente da APAH. »
DE 19.07.11

Duas notas: 1.º - Os hospitais são os burros de carga do SNS. E o alvo de todas as criticas. Algumas bem injustas como a de serem considerados entre os piores caloteiros.
Digno de nota as últimas intervenções públicas do presidente da APAH, Pedro Lopes a demonstrar um amadurecimento e acerto que é justo enaltecer.
2.º - Em Portugal, o Estado demora, em média, 141 dias para pagar a fornecedores. Portugal é mesmo o pior pagador da Europa. As empresas portuguesas, privadas e públicas, demoram em média 97 dias. Um valor superior à média da UE (52 dias). Segundo uma directiva da UE, aprovada em finais de 2010, o prazo de pagamento a fornecedores, das empresas e do sector público, passará a ser de 30 dias. Decorre presentemente o prazo de transposição desta directiva (dois anos) para as legislações nacionais, findo o qual a mesma será de aplicação obrigatória.

Etiquetas: ,

1 Comments:

Blogger e-pá! said...

A directiva europeia dos 30 dias vai obrigar o Estado a "reestruturar" as dívidas aos credores.

Sempre fomos assim. Reverentes no exterior, vilões em casa...

12:38 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home