quinta-feira, setembro 22

Prescrição de Medicamentos

Publicado o relatório "Monitorização da Prescrição de Medicamentos Indicadores Nacionais - Setembro 2011". link

«Este relatório pretende descrever as principais linhas de tendência em relação à abrangência da prescrição electrónica de medicamentos nos diferentes sectores do sistema de saúde (Cuidados de Saúde Primários, Hospitais do SNS e Medicina Privada), bem como às cotas de medicamentos genéricos em quantidade e volume de facturação para comparticipação pelo SNS, nos referidos sectores.»

Conclusões

1. A penetração do uso da receita electrónica nos três sectores considerados é significativamente diferente, com uma evolução positiva mas contida, fixando-se, em Julho 2011, nos 95.0% para os Cuidados Primários, 81.2% para os Hospitais do SNS e 10.7%. para médicos no exercício de Medicina Privada.

2. A proporção de embalagens de Genéricos em relação ao total tem aumentado de forma tímida, mantendo sempre uma diferença entre os 3 sectores, nomeadamente encontra-se em: 32.8% para os Cuidados Primários, 28.2% para os Hospitais SNS, e 24,6% para sector de Medicina Privada.

3. Nos três sectores considerados, houve um decréscimo muito expressivo no valor gasto com comparticipação SNS com medicamentos entre os meses de Fevereiro a Julho de 2011, comparativamente ao período homólogo.

4. O volume de embalagens de medicamentos no seu total mantém-se estável, sendo o crescimento do total de embalagens de medicamentos Genéricos modesto em todos os 3 sectores, o que, associado o decréscimo de gastos com comparticipação pode significar que houve uma poupança para o SNS sem alteração significativa na oferta de medicamentos à população. Este efeito foi sentido em especial no subgrupo de cuidados primários.

Legislação:
Portaria n.º 198/2011 - Estabelece o regime jurídico a que obedecem as regras de prescrição electrónica, bem como o regime transitório da receita manual de medicamentos.
link
Circular Informativa n.º 23-CD/STIC de 01.07.11 – Alargamento do prazo de validade das prescrições manuais até 01.08.11.
link
Despacho n.º 9187/2011- Define a situação de excepção do prescritor por via electrónica e esclarece o respectivo procedimento.
link

Comentário SA: Excelente começo.

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger e-pá! said...

São muito prematuros estes resultados...
Será temerário estabelecer quaisquer "linhas de tendência". Em tão curto prazo não existem outras predominâncias para além do aleatório.
Em vez de "bons resultados" o mais prudente será esperar para ver (e concluir).
Aliás, a "nova política" do MS - relatórios mensais - vai exigir (a todos) uma cuidada análise de dados, nomeadamente, qualitativa e a exaustiva identificação das variáveis intervenientes. Exemplo dessa variabilidade será o recente acordo entre a DGS e a OM (protocolo de colaboração para Boas Práticas em Saúde) link
Esta é uma análise preliminar a que importa juntar um organizado e transparente processo cumulativo... (se até lá o SNS sobreviver!).

11:23 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home