segunda-feira, janeiro 28

SNS, serviço de luxo a baixo custo

Constantino Sakellarides falava no primeiro de um ciclo de encontros locais que visam preparar o I Congresso do SNS, previsto para setembro, em que advertiu para a ideia errada que pode ser transmitida por algumas notícias, como a que foi publicada pelo jornal "Expresso".
O "Expresso" ouviu gestores e especialistas do sector e noticia que "SNS é bem essencial pago a preço de luxo", título que mereceu a discordância de Sakellarides.
"Se nós temos um PIB baixo e que cresceu muito menos do que o PIB de outros países com que nos comparamos, a percentagem do PIB eleva-se, não por gastarmos muito mas porque o PIB é baixo e por termos crescido pouco", justificou.
JN 28.01.13

Por sua vez, Laranja Pontes, presidente do IPO do Porto, num debate que decorreu na FNAC do NorteShopping, a 18 de Janeiro, promovido pela "Europacolon Portugal – Associação de Luta Contra o Cancro do Intestino", sobre «Acessibilidade aos medicamentos na doença oncológica»  negou que os custos da Saúde tenham aumentado muito em Portugal, esclarecendo: «No princípio dos anos 80 gastávamos 4% do PIB em saúde, 20 anos depois (no ano 2000) gastávamos 6,6% do PIB. Ou seja, em duas décadas subimos 2%, o que representa mais ou menos 0,1% do PIB/ano». Laranja Pontes lembraria ainda que a incidência da mortalidade infantil em Portugal, que atingia quase de 30 por cada mil nados vivos, atingiu as cinco médias melhores do Mundo. «Temos uma mortalidade infantil das melhores do Mundo, uma sobrevida em cancro igual à média europeia», sublinhou, admitindo que «os custos da saúde em Portugal representam metade dos da Alemanha».
«Conseguimos os mesmos resultados em saúde que a Alemanha, por exemplo, por metade do preço.» 
TM 25.01.12 

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger e-pá! said...

Tudo é luxo!
Até o infortúnio de adoecer.
Só falta recriminar os doentes com o labéu de que se estão assim (se chegaram a esse estado) é porque 'viveram acima das suas possibilidades'.
A arenga de há dias do Sec Est Adj do Ministro da Saúde abordando a prevenção não andou longe disto...

4:44 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home