Sustentabilidade do SNS – Não há dinheiro?
Os custos e a alegada insustentabilidade financeira do
Serviço Nacional de Saúde (SNS) têm constituído a espinha dorsal d a
argumentação usada por governos e partidos da área do poder para justificarem
os cortes orçamentais que hipotecam o desenvolvimento do SNS, servindo de
explicação para a contínua retirada de direitos aos cidadãos.
Na realidade, as transferências do Orçamento de Estado para
o SNS têm vindo a diminuir drasticamente, sendo os governos muito criativos na
invenção de múltiplas e enviesadas formas de o sub-financiar.
Se em 2010 foram transferidos do Orçamento de Estado para o
SNS 8.848 milhões de euros, em 2012 essa verba diminuiu para 7.107 milhões, um
corte de cerca de 20% (19,7%) - fonte:
SNS – Orçamento de Estado 2012, Ministério da Saúde.
Contudo, o facto de sucessivos governos terem desenvolvido
políticas fiscais laxistas ou favorecedoras das grandes empresas cotadas em
Bolsa e desviado enormes somas para apoio a investimentos de prioridade mais
que discutível - BPN e BPP, BCP, SIRESP, submarinos, “perdão fiscal” às mais
valias da PT, do BES, da Jerónimo Martins, “off-shore” da Madeira,
auto-estradas em excesso, contratos ruinosos nas PPP, “rendas” abusivas na
energia, etc., - mostra que a apregoada insustentabilidade financeira do SNS, não
pode ser, dessa forma, justificada, existindo muito dinheiro malparado que
daria, caso as escolhas políticas fossem outras, para assegurar, sem
dificuldade, o presente e o futuro do SNS.
De resto, quer no plano nacional, quer no internacional, não
foi a bancarrota do “Estado Social” ou o custo dos serviços por ele prestados,
a causa da crise em que o mundo e o país mergulharam. Na realidade, foi a
falência do sistema financeiro, originada por uma política de desregulação que
estimulou investimentos não produtivos de elevado risco e crédito armadilhado
para estimular o consumo, a causa do previsível e inevitável “crash” que,
depois, os mesmos interesses egoistas fizeram repercutir sobre toda a economia.
A grave situação actual foi desencadeada por esse desastre financeiro que
governos cúmplices procuraram e procuram encobrir, tapando buracos e
“imparidades” com dinheiros públicos, que depois dizem faltar à
sustentabilidade dos direitos sociais.
Em Fevereiro de 2008, depois de anos de apregoada
insustentabilidade financeira do National Health Service inglês, o governo
britânico injectou, sem hesitação e num piscar de olhos, 73 mil milhões de
euros (aproximadamente o valor total da “ajuda” do BCE-FMI a Portugal) para
“salvar” o Northern Bank que a especulação bolsista da administração levara à
falência.
Em Portugal, enquanto se corta no Ensino e na Saúde,
perdoa-se aos acionistas da PT 270 milhões de euros que deviam pagar ao fisco,
gastam-se 5 a 7 mil milhões de euros só para safar um banco (BPN), que depois se
vende por 40 milhões, gastam-se mais 450 milhões para “salvar” o BPP (ou alguns
dos seus accionistas) que acabou por fechar deixando os depositantes mais
crédulos de bolsos vazios. Retiram-se mil milhões de euros ao SNS, mas
pretendeu-se dar 800 milhões de euros às grandes empresas, cortando a taxa
social única (TSU) que os trabalhadores teriam de compensar,. A Caixa Geral de
Depósitos, que gastou dinheiro no socorro ao BPP e ao BPN (que o estado tem de
repor), há pouco recapitalizada com fundos da “ajuda” da troika, corta os
empréstimos aos cidadãos e às pequenas e médias empresas mas financia os Mellos
em centenas de milhões de euros para completarem a aquisição da Brisa (os
mesmos Mellos que continuam a investir nas Parcerias Público-Privadas da Saúde ocupando
o vazio criado com o sub-financiamento do SNS).
Confirmando que o problema não se centra na (in)capacidade
financeira ou na insuficiente produção de riqueza mas sim numa opção ideológica
facciosamente monetarista ao serviço de interesses dos donos da banca e das
grandes empresas, as mesmos instituições (Comissão Europeia, BCE, FMI) que
afirmam, nos media, a dificuldade ou impossibilidade de resolver os problemas
da dívida soberana dos preguiçosos países do Sul, dolosamente apelidados de
PIGS, retirando direitos (nomeadamente na Saúde) aos seu povos, encontraram a
forma rápida de “dar”, discretamente, só em Dezembro de 2011 e Fevereiro de
2012, um milhar de mil milhões de euros (1000 de mil milhões) à banca.
Sublinhe-se, a propósito da grandeza dos números, que o
total de apoios à banca europeia, era, segundo afirmou Durão Barroso ao
Parlamento Europeu em Setembro de 2011, de 4.600 mil milhões de euros, o que,
somado aos recentes acrescentos, eleva essa ajuda a um total fabuloso de 5.600
mil milhões de euros, (7 a 10 vezes o fundo de estabilidade europeia - ESM, a
“grande bazuca” contra a especulação recentemente aprovada, cerca de 15 vezes o
valor total da dívida grega e 71 vezes a “ajuda” concedida a Portugal, uns
“míseros” 78 mil milhões, metade dos quais irão ser devolvidos em juros e
comissões).
Então não há dinheiro?...
“Há e não há! É uma questão de prioridades. Há para umas
coisas e não há para outras...” - como disse o (tão ignorado pela TV) Prof.
Bruto da Costa, prestigiado economista, presidente da Comissão Nacional Justiça
e Paz, organismo oficial da Igreja Católica:
De facto, a pergunta correcta não é se há dinheiro. A
questão que deve ser posta aos portugueses é se querem continuar a gastar o
dinheiro que têm a “salvar” os accionistas do BPN e do BPP, a pagar mais uma
auto-estrada aos Mellos, a comprar submarinos que nem os compromissos da NATO
obrigam, a dar muitos milhões em “rendas” às PPP e às empresas de energia, a
perdoar impostos à banca e às famigeradas Sociedades Gestoras de Participações
Sociais (SGPS), ou se, pelo contrário, acham melhor gastá-lo em investimentos
produtivos e no financiamento do SNS e de outros serviços sociais do estado.
Dez caças F-16 comprados em 1994 e que nunca chegaram a sair
dos caixotes onde ainda hoje permanecem, representam “só” 600 milhões de euros
abandonados a um canto, constituindo um paradigmático monumento ao despesismo
delirante e terceiro mundista dos nossos rigorosos governantes que tão
facilmente acusam os portugueses de viver acima das suas possibilidades e o SNS
de ter um custo insuportável.
Apesar dos alegados desperdícios dolosamente empolados pelos
governos das últimas décadas que sobre eles montaram outra das vertentes da
argumentação justificativa do apoio prestado aos grandes interesses privados, o
Serviço Nacional de Saúde continua a constituir um dos maiores avanços
alcançados pela democracia em Portugal, tendo colocado o país no pelotão da
frente dos melhores cuidados de Saúde (12º do mundo em 2001, segundo a OMS)
permanecendo ainda, e apesar de todos os ataques desferidos, como um serviço
público eficaz e com boa rentabilidade (cada vez menor, é certo).
A celebrada “empresarialização” dos Hospitais, que inoculou
o pior da lógica da organização privada no seio do serviço público, trouxe
consigo uma “criativa” concorrencia de números e práticas de obscuro rigor,
perseguindo lucros virtuais construídos na falsidade das estatísticas, a que
acrescentou, simultaneamente, uma cascata de medidas regulamentadoras que
insuflaram o desvio administrativista e burocrático da gestão hospitalar.
Esse caminho perverso, quase sempre redundante e supérfluo,
sobrepôs-se à prioridade natural dos objectivos clínicos, multiplicando
administradores, assessores e outsourcings, fazendo disparar os custos sem melhorar a qualidade dos serviços.
O ataque às Carreiras Médicas, que asseguravam e validavam a
progressão técnico-científica dos médicos e a estruturação hierárquica dos
Serviços, desvalorizou a avaliação inter-pares substituindo-a por nomeações e
contratos isolados, tornando o exercício da prática médica mais precário e
fragmentado, mais dependente de regras irracionais e de números ilusórios.
Assim se foi também menorizando a formação e a investigação clínica, tornando
mais difícil a criação do espírito de equipa facilitador do trabalho
multidisciplinar. Com a necessidade de contratação de empresas externas, muitas
vezes para assegurar unicamente as urgências, fez-se aumentar, sem proveito, os
gastos do Estado no SNS, pondo em risco a sua qualidade e o seu futuro.
Apesar disso, os custos do SNS português permanecem (ao
contrário do que é apregoado), em valores significativamente baixos, quando
comparados com outros países europeus. Embora o cidadão português seja dos que
mais gasta do seu bolso - 24% dos gastos em Saúde são custos directos com
medicamentos, saúde oral e outros (fora do SNS) -, o gasto médio em Saúde por
habitante é, em Portugal (1.627 euros), muito inferior ao da Espanha (2.139),
metade da Alemanha (3.221), Suécia (3.335) e França (3.370) e três vezes menos
que nos USA (5.227) e Luxemburgo (5.438) – dados recentes fornecidos pelo
Eurostat e referentes a 2008.
Só no contexto virtual criado pela Tutela e pelos media, é
que o SNS - apresentado como estando sempre em crise - vive acima das suas
(nossas) possibilidades, num país preguiçoso e sem dinheiro. Por isso, segundo
a Tutela, há que fazer pagar o cidadão que procura o sistema público, e que o
usa por vezes mal (devido à desorganização da ligação dos cuidados primários
com os diferenciados), encaminhando-o para as Urgências, engarrafando os seus
acessos, o que estimula a conflitualidade e o descontentamento.
O “cliente” menos informado é, assim, através dos media que
constantemente atacam o serviço público de Saúde, instrumentalizado e atirado
às bichas das Urgências e dos SAP, ou desviado para a privada a pretexto dos
tempos de espera de consultas e intervenções cirúrgicas que a Tutela faz gala
em lamentar nos telejonais, nunca ter dado mostras de querer, verdadeiramente,
resolver esses problemas dentro do SNS. Aliás, diga-se em abono da verdade, que
se a Tutela os já tivesse resolvido, teria solucionado o essencial, e não
haveria nenhuma oportunidade de negócio para a grande privada que,
provavelmente, nem sequer existiria.
Como o SNS conquistou um lugar incontornável no núcleo de
direitos alcançado pela democracia portuguesa, não há ainda, no amplo espectro
partidário português (mesmo entre os mais ortodoxos apoiantes do neoliberalismo
monetarista de Milton Friedman do nosso governo), quem assuma publicamente ser
contra ele. Todos afirmam defender o SNS e tudo o que fazem, quando no poder, é
justificado pela busca da sua sustentabilidade ou do seu aperfeiçoamento.
Seguindo essa tática, a resposta da Tutela tem sido sempre a de mostrar preocupação
com o “caos” e o “problema” da Saúde, dedicando-se a “aperfeiçoar” medidas
“salvadoras” do SNS, que, na realidade, mais o foram afundando, agravando os
seus problemas, aproveitando a deixa para fazer o cidadão pagar, de forma
pedagógica, “aprendendo” assim que a Saúde custa dinheiro.
Tornou-se pois, necessário que o cidadão se habitue a pagar.
Pagar a alguém, pagar por cada acto, por cada episódio, por cada consulta. Como
na privada. Ou melhor, como na grande privada, porque a pequena é já hoje uma realidade
quase inexistente não passando, na maioria dos casos, de
consultórios-franchizing das companhias de seguros que pagam cada vez pior o
trabalho médico (30 euros brutos ou menos por cada consulta de especialidade).
De fora, restam apenas franjas sobrantes que ainda alimentam, em alguns
profissionais, o sonho de uma medicina liberal, numa profissão que cada vez
mais se proletariza (no mau sentido do termo, infelizmente).
É a grande privada que se tem expandido exponencialmente,
ocupando espaço criado pelo progressivo desabamento do SNS causado pelas
medidas tomadas pela Tutela “para o consolidar”. É ela a grande vencedora deste
jogo de sombras. É ela também que se apropria dos maiores lucros (é o negócio
mais lucrativo, a seguir ao das armas – Isabel Vaz /BES Saúde, dixit). A grande privada que, paradoxalmente, só
sobrevive e acumula lucros com a baixa remuneração da maioria dos profissionais
e a contribuição decisiva de subvenções e apoios estatais, conhecidos e
desconhecidos, directos e indirectos, através das PPP, dos sub-sistemas, das
transferências de doentes como a ADSE, Min.Justiça, SIGIC, dos cheque–cirurgia,
das convenções, das assessorias, tirando mais dinheiro dos bolsos dos
contribuintes que voltam a pagar o que já descontaram para o SNS.
A Constituição assegura um SNS tendencialmente gratuito e
proíbe o co-pagamento? Pois há que fazê-lo tendencialmente pago! Como? Nada
melhor do que criar taxas ditas “moderadoras”, porque moderar não é
constitucionalmente proibido. O estranho, nessas taxas “moderadoras”, é que
também são cobradas análises, colonscopias, gastroscopias, broncoscopias, como
se isso fosse escolha (ou abuso) do doente, viciado em picadelas, exames
invasivos e operações, e não actos só possíveis de executar por prescrição
médica.
Na realidade, as taxas “moderadoras” têm outro papel: o de
indiciar um co-pagamento progressivo que atenue a diferença com o preço da
privada e crie a habituação de que os cuidados de Saúde não são um direito
inerente a qualquer cidadão e um serviço pré-pago. As taxas são, de facto, um
duplo pagamento contrário ao espírito e à letra da Constituição (como toda a
gente sabe), e só o contorcionismo jurídico de um Tribunal Constitucional
partidarizado as conseguiu encaixar no seu espírito solidário e “tendencialmente
gratuíto”.
O actual governo assume despudoradamente querer reformar o
“Estado Social”, abandonando o dever de garantir, por igual, o direito de todos
os cidadãos à Saúde, substituindo-o por uma política caritativa e
assistencialista ( a devolução, pelo SNS, de duas dezenas de hospitais às
Misericórdias e a campanha de um “cortejo de oferendas” para construir uma ala
pediátrica de um grande hospital público, são apenas dois símbolos desse
retrocesso). Assim se procura dar aos “pobres”, o pouco que resta de um
Orçamento de Estado virado para os negócios e para as negociatas, a que se
juntam as sobras de um “mecenato” que as grandes empresas quiserem dispensar
com o dinheiro que lhes é poupado nos impostos, e a quem, todos nós, depois,
devemos ficar servilmente agradecidos.
Sublinhe-se que nada há de mal ou criticável na prática
médica individual e privada da Medicina. Um médico pode e deve, em qualquer
sistema (público ou privado), exercer com honestidade e eficiência a sua
profissão. Mas a privatização dos cuidados de Saúde, como forma organizativa
que tem em vista o lucro, não é barata nem eficaz e contém em si mecanismos
perversos que facilitam e estimulam a distorção, a falta de rigor e a má
prática.
A evolução técnica e a multidisciplinaridade da medicina
moderna, obrigam a um aumento de escala dos investimentos, que não pode (nem
deve) ser combatido, já que tal implicaria um recuo na capacidade e/ou no nível
assistencial. Contudo, esse contínuo desenvolvimento pode e deve ser efectuado,
com vantagem, no seio de um sector público não lucrativo, centrado no benefício
da população e não no interesse dos accionistas, de forma a não deixar largos
sectores populacionais sem cobertura, entregando-os a sistemas
assistencialistas sub-financiados e de má qualidade. A experiência negativa dos
USA é uma boa prova das inúmeras desvantagens da liberalização e privatização
da Saúde (cara e com enormes desperdícios), em que os inúmeros centros de
excelência convivem com milhões de cidadãos sem assistência, ou com direitos à
Saúde limitados e degradados.
Poder-se-á concluir, pois, que o estrangulamento do SNS que
as medidas governamentais e da troika implicam, são o acentuar de uma política
que, de há muito, procura limitar o seu papel de grande e dominante serviço
público prestador de cuidados de Saúde. Essas medidas não são justificadas por
qualquer défice na sua sustentabilidade económica presente ou futura. Na
realidade, elas representam apenas uma opção ideológica concreta, que defende
interesses estranhos ao bem-estar da população, contrariando o desígnio
constitucionalmente consagrado de um SNS universal, solidário e tendencialmente
gratuito.
Há contudo, um largo consenso que se pode e deve construir
na defesa cidadã do SNS, contra a política da troika e dos grandes interesses
que sequestram o governo e o país, construindo um futuro que derrote o falso
fatalismo do “não há alternativa”, posto em voga por Margaret Tatcher, primeira
responsável da brutal fragilização do prestigiado National Health Service
inglês.
A intransigente oposição à desestruturação do SNS português,
como serviço público cumpridor dos preceitos constitucionalmente instituídos,
deve assumir-se como o campo transversal, abrangente e pluripartidário onde os
médicos portugueses e a sua Ordem se devem posicionar, na defesa dos seus direitos,
dos direitos dos doentes e de todos os cidadãos do país.
Jorge
F. Seabra, Membro
da Comissão Nacional da OM para o SNS
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