terça-feira, abril 2

SNS, reforma da rede de cuidados

Ou a arte de bem encanar a perna à rã.
Enquanto este governo “tem-te-não-caias” aguarda pelo chumbo do tribunal constitucional (1), o ministério da saúde, ano e meio após a publicação do relatório Mendes Ribeiro link, nomeou mais dois grupos de trabalho para desenvolver o estudo da reforma da rede. 
1.º Grupo de Trabalho (GT) «para proceder ao desenvolvimento da rede de Centros de Excelência, nomeadamente no que se refere à definição do conceito de Centro de Excelência, aos critérios de identificação e reconhecimento pelo Ministério da Saúde desses Centros, bem como da sua implementação, modelos de financiamento, integração na rede hospitalar e redes de referência.» link 
 2.º GT para avaliar as necessidades de camas de UCI e a situação dos blocos operatórios. 
«Avaliação da capacidade instalada e necessidades nacionais de camas de UCI em Portugal Continental, bem como dos diferentes patamares de articulação com os demais níveis organizativos do Serviço Nacional de Saúde (SNS).» link 
«Avaliação da situação nacional dos Blocos Operatórios em Portugal Continental, no que se refere aos seguintes itens: (i) analisar comparativamente as diferenças inter -regionais de otimização do BO, considerando os vários indicadores constantes no Relatório Final, (ii) identificar os principais desajustamentos, (iii) identificar as possíveis causas de desajustamento (e.g. adequação de recursos humanos, adequação da produtividade, adequação da capacidade física instalada, adequação da ocupação do BO) e (iv) propor as medidas necessárias com vista à melhoria global do funcionamento dos BO.» link

Lá para Julho / Agosto teremos os relatórios prontos para discussão pública. E as férias de verão. Vai não vai, estaremos em cima do Natal. Se o governo, entretanto, não tiver caído, talvez seja,então, oportuno nomear novo GT. Para melhorar/esclarecer/desenvolver as conclusões dos anteriores relatórios. 
Não será isto excelente demonstração da arte de bem encanar a perna à rã! 

 (1) Portugal está à espera de Cavaco Silva, que está à espera do Governo, que está à espera do chumbo do Tribunal Constitucional a medidas do Orçamento do Estado, que está à espera do chumbo da moção de censura do PS para saber: se vai haver crise política; se vai haver remodelação governamental; que funções vai o Estado Português ter e deixar de ter; que cortes permanentes de despesa pública serão feitos; se o IGCP consegue lançar e colocar uma emissão de Obrigações do Tesouro a dez anos. link

Etiquetas: ,

1 Comments:

Blogger DrFeelGood said...

O ministro da Saúde desmente a notícia que dava conta da sua eventual saída do Governo.
O ministro Paulo Macedo garantiu, esta manhã no Parlamento, que não pediu ao primeiro-ministro, Passos Coelho, para abandonar o cargo.

“A notícia é totalmente falsa”, garantiu o governante durante a sua audição na Comissão de Saúde. Quanto à justificação alegadamente apresentada e que se prendia com o “cansaço”, o ministro brincou dizendo que “cansado, só se for de subir os seis andares do Ministério”.

“Cansado? Nas actuais circunstâncias do País, um ministro não pode alegar cansaço para pedir a sua substituição”, completou, encerrando assim o assunto que se prende com a alegada saída do ministro do Governo, noticiada hoje pelo “Público”.

Um comunicado do Ministério da Saúde enviado, entretanto, às redacções desmente também a notícia hoje veiculada pelo jornal "Público", sob o título “Ministros pedem a Passos Coelho para não continuarem no Governo”. Esta notícia "não corresponde à verdade", refere o comunicado.

O jornal "Público" escreve na sua edição de hoje que Paulo Macedo e Paula Teixeira da Cruz (que também já desmetiu a notícia) "terão alegado cansaço para deixarem o Governo". "A ministra da Justiça estará de saída, mas por vontade própria, e terá já informado Passos dessa sua decisão".
O jornal avança que na base deste decisão estará um "desentendimento com o primeiro-ministro durante uma reunião do Conselho de Ministros. Nessa reunião, Paula Teixeira da Cruz ter-se-á sentido desautorizada pelo primeiro-ministro e na refrega da discussão pediu para abandonar o Governo".

A ministra da Justiça já emitiu um comunicado onde desmente a notícia avançada pelo "Público", afirmando que esta "não corresponde à verdade" e que não foi contactada "para qualquer esclarecimento sobre a matéria".

No caso de Paulo Macedo, o "Público" escreve que o ministro da Saúde alegou "algum cansaço" como o motivo para abandonar o Executivo. "Paulo Macedo", refere o jornal, "nem sempre terá concordado com as decisões tomadas pelo ministro das Finanças, Vítor Gaspar, e terá dado nota disso mesmo em reuniões do Conselho de Ministros".link

Não fumo sem fogo.
Esta situação assemelha-se à dos treinadores com maus resultados na eminência de abandonar o clube.
Claro que todo o mundo desmente,
Neste caso o governo cai e a coisa resolve-se.

10:38 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home