terça-feira, maio 21

Consultas hospitalares

Percentagem de consultas realizadas em tempo adequado

De acordo com o quadro acima, hospitais com desempenhos a roçar os 100% (bola verde): Figueira da Foz (96,8%), Centro Hospitalar Cova da Beira (98,4%), Centro Hospitalar Trás-os-Montes e Alto Douro (80,1%), Centro Hospitalar Lisboa Central (92,6%) e IPO de Coimbra (99,7%). link
Hospitais com desempenhos que divergem menos de 10% em relação aos mais bem classificados (bola amarela): Centro Hospitalar Médio Ave, Centro Hospitalar Póvoa do Varzim/Vila do Conde, Hospital de Vila Franca de Xira, PPP, IPO Lisboa. Hospitais com bola vermelha (a maioria), o seu desempenho diverge mais de 10% em relação ao melhor hospital do seu grupo.
Em princípio, o  tempo máximo de resposta, contado a partir da data do registo do pedido pela unidade de cuidados de saúde primários, é o seguinte: Consulta muito prioritária: 30 dias; Consulta prioritária:  60 dias; Consulta de prioridade normal: 150 dias. (portaria n.º 95/2013 de 4 de março).
Os  resultados desta área dependem, essencialmente, do maior ou menor grau de eficiência da articulação cuidados primários/cuidados hospitalares. Neste domínio há registo de queixas de parte a parte. Pedidos de consultas da especialidade de doentes “mal  estudados”, situação agravada nos últimos tempos pelo controlo cada vez mais apertado de realização de MCDTS. Devolução “injustificada” de pedidos de marcação de primeiras consultas para o médico assistente.
O elevado número de doentes que faltam, com e sem justificação, às  primeira consultas de especialidade dos hospitais contribui para o agravar das dificuldades de planeamento de actividade.
Cabem aos hospitais com maiores dificuldades (bolas vermelhas) nomear gestores de projecto dedicados à melhoria da eficiência desta área assistencial.
Clara

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