Consultas hospitalares
Percentagem de consultas realizadas em tempo adequado
De acordo com o quadro acima, hospitais com desempenhos a
roçar os 100% (bola verde): Figueira da Foz (96,8%), Centro Hospitalar Cova da
Beira (98,4%), Centro Hospitalar Trás-os-Montes e Alto Douro (80,1%), Centro
Hospitalar Lisboa Central (92,6%) e IPO de Coimbra (99,7%). link
Hospitais com desempenhos que divergem menos de 10% em
relação aos mais bem classificados (bola amarela): Centro Hospitalar Médio Ave, Centro Hospitalar Póvoa do Varzim/Vila do Conde, Hospital de Vila Franca de Xira, PPP, IPO Lisboa. Hospitais com bola vermelha (a maioria), o seu desempenho diverge mais de 10% em relação ao melhor hospital do seu
grupo.
Em princípio, o tempo
máximo de resposta, contado a partir da data do registo do pedido pela unidade
de cuidados de saúde primários, é o seguinte: Consulta muito prioritária: 30
dias; Consulta prioritária: 60 dias; Consulta
de prioridade normal: 150 dias. (portaria n.º 95/2013 de 4 de março).
Os resultados desta
área dependem, essencialmente, do maior ou menor grau de eficiência da articulação cuidados primários/cuidados hospitalares. Neste domínio há registo de queixas de parte a parte.
Pedidos de consultas da especialidade de doentes “mal estudados”, situação agravada nos últimos tempos pelo controlo
cada vez mais apertado de realização de MCDTS. Devolução “injustificada” de
pedidos de marcação de primeiras consultas para o médico assistente.
O elevado número de doentes que faltam, com e sem justificação, às primeira consultas de especialidade dos
hospitais contribui para o agravar das dificuldades de planeamento de actividade.
Cabem aos hospitais com maiores dificuldades (bolas vermelhas) nomear gestores de
projecto dedicados à melhoria da eficiência desta área assistencial.
Clara
Etiquetas: HH
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home